Arenização do solo

Arenização do solo é um processo em que ocorre a formação de bancos de areia no solo.


Arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul
Arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul

 

O que é (definição)


Arenização é um processo que ocorre no solo, a partir da formação de bancos de areias (areais).

 

Principais causas (naturais e humanas):

 

- Uma das causas é a ação de ventos e chuvas, principalmente, em regiões de clima subtropical úmido com chuvas constantes. A água e o vento deslocam os sedimentos (areia), gerando a formação de dunas (bancos de areias). O processo de arenização do solo também é favorecido pela erosão provocada por enxurradas. Como exemplo deste processo, com estas causas, podemos citar a região sudoeste do estado do Rio Grande do Sul.

 

- A arenização por ação natural ocorre, principalmente, em áreas com relevo favorável a sua formação. Este relevo geralmente consiste na presença de uma área elevada ao lado de outra baixa e plana. Esta topografia facilita a erosão e o transporte, através da ação hídrica, dos sedimentos da área alta para a baixa.

 

- Outra causa é a ação humana. A retirada de vegetação (desmatamento), em áreas de solo arenoso, também pode gerar a arenização do solo.

 

Consequências:

 

- A deposição de areia no solo dificulta o desenvolvimento e fixação da vegetação, gerando áreas extensas sem cobertura vegetal, semelhantes à desertos.

 

- A arenização pode ser considerada um problema ambiental, quando provocada por ação humana. Isto ocorre, pois ela pode gerar a desestabilização de ecossistemas e a extinção de espécies animais e vegetais.

 

- O solo de áreas que sofrem o processo de arenização fica pobre em nutrientes, impossibilitando a prática da agricultura.

 

Foto mostrando a arenização do solo

Imagem mostrando a Arenização do solo.

 

 

Diferença entre arenização de desertificação:

 

A arenização ocorre em áreas de clima subtropical úmido. Já a desertificação é um processo típico, principalmente, de regiões de climas árido e semiárido. Como exemplo deste segundo caso, podemos citar a caatinga no Nordeste brasileiro.

 

 



atualizado em 17/12/2020




Você também pode gostar de:


Arenização do solo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Erosão e conservação dos solos - conceitos, temas e aplicações

Autor: Guerra, Antônio José T. (organizador)

Editora: Bertrand Brasil


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.