O que é (definição)
A erosão é um processo de desgaste e deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície terrestre. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.
Os principais agentes naturais causadores da erosão são:
1. Ventos: carregam fragmentos do solo (principalmente areia) que formam dunas. Atuam também na lenta degradação de solos, deslocando e transportando fragmentos pequenos.
2. Geleiras: grandes blocos de gelo, transportados pelas águas oceânicas, colidem com o solo litorâneo, provocando fendas. Assim formam os fiordes, presentes, por exemplo, na costa da Península da Escandinávia.
3. Mares: as ondas batem nos paredões rochosos das áreas do litoral, provocando desgaste e modificações em seus formatos. As falésias, por exemplo, tem como origem a ação dos mares.
4. Rios: o movimento das águas dos rios possui a capacidade de deslocar fragmentos do solo. Em centenas e milhares de anos podem aparecer cânions e vales, esculpidos pela força das águas fluviais.
5. Chuvas: este tipo é conhecido como erosão pluvial. A água das chuvas escorre pelo solo e pelas rochas provando desgaste. Ocorre com maior intensidade em terrenos inclinados sem vegetação.
6. Ação da gravidade: deslizamentos de terra e quedas de rochas são formas de erosão causadas pela gravidade que puxa materiais terrestres colina abaixo.
Ondas: também podem ser agentes de erosão. |
Causas humanas principais:
O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.
Atividades de mineração, de forma desordenada, também podem provocar erosão. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida (depósito natural) de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.
Erosão do solo provocada pelo escoamento de água. |
Prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente
A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.
Formas de evitar a erosão do solo:
• Não retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas;
• Planejar qualquer tipo de construção (rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis, etc.) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra;
• Monitorar as mudanças que ocorrem no solo;
• Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.
Erosão provocada pelo deslizamento de terra: fenômeno também é conhecido como erosão por gravidade. |
Erosão e Intemperismo são a mesma coisa?
O intemperismo é um processo diferente da erosão. Ele ocorre quando há ação de fenômenos químicos e físicos (mecânicos sem ação humana), que provocam degradação das rochas. Os principais agentes causadores do intemperismo são:
• Raízes de árvores: muitas árvores possuem raízes fortes e grandes. Com o crescimento, elas vão provocando deslocamento de terra e abertura de fendas no solo.
• Solidificação da água: em regiões de clima polar, a água infiltra em fendas de rochas. Com a queda da temperatura no inverno, a água passa para o estado sólido (gelo), aumentando o espaço que ocupava no estado líquido. Com um volume maior (cerca de 15%), a estrutura da rocha é pressionada, podendo causar fragmentação na mesma.
• Alteração química do solo: o intemperismo químico ocorre quando uma rocha possui uma composição química que pode ser alterada com a água das chuvas ou umidade. Essa alteração química pode gerar a decomposição da rocha.
• Amplitude térmica: em regiões em que há muita variação de temperatura durante o dia (em desertos, por exemplo), ocorre, por consequência, constantes movimentos de dilatação e contração das partículas que formam as rochas. Estes movimentos constantes (diários) durante médio e longo prazo podem provocar rachaduras estruturais nas rochas.
Você sabia?
Uma concentração (depósito) de areia, cascalho e outros detritos originários de enxurradas e enchentes é conhecido como aluvião.
Fonte de referência do artigo:
- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
Vídeo indicado no YouTube:
- Erosão - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}