Critérios de classificação
No Brasil, os solos são classificados de acordo com suas características físicas, químicas, mineralógicas e morfológicas.
São também levados em consideração informações e dados relativos à área em que o solo se encontra. Neste sentido, são considerados: clima, aspectos hídricos (chuvas, passagem de rios, lençóis freáticos), material de origem do solo, época de formação, relevo e vegetação.
A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) elaborou, em 2006, uma classificação dos solos brasileiros. Geólogos, geógrafos, engenheiros, pedólogos e outros profissionais ligados à área de estudo dos solos, classificaram os solos brasileiros em 13 ordens, de acordo com suas características (principalmente físicas e químicas).
De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS), essas são as ordens e respectivas características:
1 – Cambissolos
- Formado por material mineral. Presença de argila e, em alguns casos, elementos da decomposição de riodacitos (rocha de origem vulcânica). Possui textura média ou mais fina.
2 – Argissolos
- Formado, principalmente, por material de origem mineral. Apresenta acentuada diferenciação entre as camadas ou horizontes. Podem ser argilosos ou arenosos. Apresentam coloração avermelhada, amarelada ou brunada.
3 – Espodossolos
- Composto por material mineral. É predominantemente arenoso.
4 – Chernossolos
- Composto por material mineral. Presença de sedimentos argilosos.
5 – Gleissolos
- Formado por material mineral. Presença de sedimentos orgânicos e argilosos do período Quaternário (Era Cenozoica). São formados, principalmente, em condições de saturação com água. Por isso, são encontrados, principalmente, em regiões de várzeas e planícies que sofrem inundações. Possui, geralmente, cor cinza claro.
6 – Luvissolos
- Presentes, principalmente, no agreste e no sertão do Nordeste. Rico em magnésio, sódios, cálcio e argila.
7 – Latossolos
- Composto, principalmente, por material mineral. Presença de sedimentos argilosos na parta superior. São homogêneos, apresentando baixa diferenciação entre horizontes e camadas. Sua textura é argilosa. As cores mais comuns são: vermelho e vermelho-amarelo.
8 – Neossolos
- Tipos de solo que apresenta pouco desenvolvimento (azonal). Presença de material mineral e orgânico (materiais de decomposição), além de areias quartsozas. São solos rasos (pouca profundidade).
9 – Nitossolos
- Formado por material mineral com presença de argila. São homogêneos, apresentando pouca diferenciação de cor com a variação da profundidade.
10 – Organossolos
- Solo formado basicamente por materiais orgânicos, principalmente carbono orgânico. Possui coloração escura (cinza escuro, chumbo). São formados em condições de saturação hídrica.
11 – Planossolos
- Formado principalmente por material mineral. Apresenta baixa presença de argila em camadas superiores. Possui permeabilidade reduzida.
12 – Plintossolos
- Solo composto basicamente por material mineral. Presença de sedimentos argilo-arenosos.
13 – Vertissolos
- Solo composto por material mineral. Solo encontrado no Brasil no bioma da Caatinga.
Você sabia?
- 2015 foi o Ano Internacional dos Solos.
|
Argissolo vermelho: um dos tipos de solo mais comuns no Brasil. |
Saiba mais:
- No website da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) você pode obter mais informações sobre o sistema de classificação dos solos.
atualizado em 19/09/2020
Sistema brasileiro de classificação dos solos
Autor: Embrapa
Editora: Embrapa
Ano de publicação: 2015
Temas do livro: Geologia e Solos.