Agentes Externos e Internos do Relevo

Os agentes externos do relevo são aqueles que modificam a superfície da nosso planeta.


Grand Canyon: gerado pela erosão fluvial
Grand Canyon: gerado pela erosão fluvial

 

O que são (definição geográfica)

 

Os agentes externos do relevo são aqueles que proporcionam modificações constantes e significativas no relevo. Estas mudanças, principalmente ocasionadas pelo desgaste físico (erosão), costumam ocorrer de forma lenta e gradual.

 

Principais agentes externos do relevo:

 

1. Rios

 

Ao passar pelo leito de um rio, a água vai provocando um desgaste em suas margens. Esta é chamada de erosão fluvial. Os canyons, por exemplo, são formados, lentamente, pela ação das águas dos rios sobre o solo.

 

Além do desgaste, as águas fluviais também transportam sedimentos, que vão se depositando em determinados locais. É desta forma, por exemplo, que se formam os deltas presentes na foz de diversos rios (exemplo: Delta do Rio Nilo).

 

2. Ventos

 

A modificação do relevo, provocada pela ação do vento (erosão eólica), é muito comum em região de deserto ou com grande quantidade de areia. A formação das dunas é um ótimo exemplo da ação eólica sobre o relevo.

 

3. Chuvas

 

As águas das chuvas costumam provocar um importante desgaste no relevo (solo, rochas, montanhas). A erosão pluvial ocorre com mais frequência em áreas sem proteção vegetal. As chuvas, assim como os rios, também transportam terra e pedras, podendo provocar deslizamentos em áreas de encostas, modificando assim o relevo da área.

 

4. Geleiras

 

As geleiras provocam modificações no relevo ao se deslocarem de forma lenta. Podem arrastar sedimentos, gerando novas formas de relevo. Os fiordes, por exemplo, são formados pelo impacto de grandes blocos de gelo sobre o relevo costeiro.

 

5. Mares

 

As águas marinhas podem provocar significativas mudanças no relevo costeiro (erosão marinha). O impacto das ondas sobre as rochas, por milhares de anos, é capaz de modificar o relevo da região. As águas marinhas também transportam sedimentos, favorecendo o surgimento de restingas e tômbolos (ligação entre ilhas e continentes).



6. Intemperismo


Este é o processo de decomposição de rochas e minerais na superfície da Terra em partículas menores por meio de processos físicos (mecânicos) e químicos.




7. Deposição


Este é o processo pelo qual sedimentos, solo e rochas são adicionados a uma forma de relevo ou massa de terra. Geralmente acontece quando as forças que transportam o material não têm mais energia suficiente para carregá-lo. A deposição pode criar várias formas de relevo, como praias, deltas e dunas de areia.

 

 

 

Curiosidade geográfica:

 

O ser humano também é um agente do relevo. Ao realizar uma grande obra (hidrelétrica, aeroporto, rodovia, ferrovia, etc.), o homem costuma modificar o relevo original da área afetada.

 

Geleiras, agente externo do relevo

Geleiras: exemplo de agente externo do relevo. Seu deslocamento (lento ou rápido) pode provocar modificações no relevo.

 



AGENTES INTERNOS DE FORMAÇÃO DO RELEVO:



1. Tectonismo e suas características

 

Pressões do magma sobre a crosta terrestre (tectonismo). Essas pressões, dependendo de suas intensidades, podem provocar o aparecimento de dobras geológicas e fraturas. Muitas montanhas e até cordilheiras se formaram a partir desse processo geológico.

 

2. Vulcanismo

 

O vulcanismo (ação dos vulcões) também pode provocar modificações no relevo, pois numa erupção vulcânica ocorre a emissão de lava e pedras sobre a superfície terrestre. Vale lembrar que muitas ilhas surgiram a partir de erupções vulcânicas.


3. Movimentação das placas tectônicas

 

Movimentação e contato físico entre placas tectônicas. Esse efeito pode ocasionar fissuras (aberturas) de grandes proporções na superfície terrestre.

Foto de um vulcão em erupção
Vulcanismo: um dos principais agentes internos de formação do relevo.

 

 

Você sabia?

 

A movimentação e choque de placas tectônicas são as principais causas da ocorrência de terremotos.

 

 




Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência:

 

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014. 

 

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.