Formas de Relevo

Os planaltos e planícies são as formas de relevo mais comuns em nosso planeta.


Montanhas: formação a partir do choque de placas tectônicas
Montanhas: formação a partir do choque de placas tectônicas

 

Formas de Relevo e suas características:



1. Planaltos



Os planaltos, também chamados platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. São extensos e com pouca presença de acidentes geográficos.

 

Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados. 


Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.




2. Planícies



É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.


Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica, Grandes Planícies (Estados Unidos / Canadá), Planície da Austrália (Austrália) e Planície do Pantanal.




3. Depressões



As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região se situa numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas depressões relativas.

 

Elas são formadas, principalmente, pela ação da erosão ou por falhas tectônicas.

 

As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.


Exemplos: Depressão Sul Amazônica (na América do Sul), Depressão de Qattara (no noroeste do Egito) e Vale de Turfan (China).




4. Montanhas


As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

 

As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos cordilheira.


Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália), Nanga Parbat (Paquistão), Manaslu (Nepal) e Dhaulagiri (Nepal).

 

Foto da monte Aconcágua na Argentina

Aconcágua: a montanha mais alta do continente americano com 6.961 metros de altitude.

 

 

 

5. Relevo Costeiro

 

O relevo costeiro é aquele que encontramos em regiões da costa, ou seja, nas áreas próximas ao mar ou oceano (parte litorânea do continente).

 

Principais formas de relevo costeiro:

 

- Cabos: partes da costa que avançam sobre as águas do mar.

 

- Penínsulas: extensas faixas de terra cercadas de água por todos os lados, menos por um (denominado istmo), que estabelece ligação com a terra continental.

 

- Golfo: áreas em que as águas do mar penetram, de forma profunda, na costa. Quando suas dimensões são pequenas, ganham a denominação geográfica de baía.

 

- Rias: vales fluviais inundados pelas águas do mar ou oceano. Quando o vale é glacial, ganham a denominação geográfica de fiorde.

 

- Ilhas costeiras: massa de terra cercada por água em todos os lados. Denominamos arquipélago, quando se apresentam em grupos.

 

Foto de uma península, exemplo de forma de relevo costeiro

Península: exemplo de forma de relevo costeiro (imagem aérea da Península Arábica).

 

 

Curiosidade:

 

Situado na região central do continente asiático, o planalto mais extenso do mundo é o Tibetano, que possui 1,85 milhão de km².

 

 



Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência do artigo:

 

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

- ADÃO, Edilson e Furquim Jr., Laércio. 360° Geografia. São Paulo: Editora FTD, 2015. 

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

TIPOS DE RELEVO - MONTANHA, PLANALTOS, PLANÍCIE, DEPRESSÃO RELATIVA E ABSOLUTA - Canal Quadro Livre

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.