Equilíbrio ecológico

O que é, características principais, resumo, conceito, importância para o meio ambiente, livro indicado.


Equilíbrio ecológico: fundamental para o perfeito funcionamento do Meio Ambiente
Equilíbrio ecológico: fundamental para o perfeito funcionamento do Meio Ambiente

 

O que é (conceito)


Uma das formas pelas quais os humanos percebem os ambientes naturais está expressa pela ideia de equilíbrio ecológico. O que está por trás dela é que a entrada de matéria e de energia se equivale à saída de matéria e energia. Também que as populações estão estáveis no que diz respeito aos seus tamanhos.


Esse conceito se desdobra na ideia de que ambientes equilibrados são aqueles livres de ações humanas. Acontece que pesquisas recentes em ecologia mostram variações de pequena amplitude ao longo do tempo em todos os ecossistemas. Além disso, a influência das atividades humanas se estende a regiões muito remotas do planeta. Portanto, existe aí um desafio à ideia de equilíbrio ecológico como algo permanente e de apenas um grau de magnitude.


Ecossistemas passam por perturbações. Uma faísca elétrica que cai em uma área do Cerrado e provoca uma queimada é uma perturbação natural. Atividades humanas normalmente provocam danos mais expressivos porque elas acontecem com uma frequência muito maior do que as perturbações naturais.



Resumo das características principais


Os ecossistemas têm capacidade de resistir às perturbações. As populações carregam o potencial de retornar para tamanhos anteriores após uma perturbação. Mas nem sempre o processo de retomada termina em um estágio de clímax, no qual a diversidade é a máxima possível.


Atualmente os ecólogos reúnem as seguintes afirmações sobre o equilíbrio ecológico:


- É uma propriedade dinâmica, ou seja, varia em termos de magnitude.


- Pode ser afetado negativamente pelo crescimento econômico.


- Está ausente quando se ultrapassa a capacidade que o meio tem de assimilar os impactos negativos impostos a ele.



A sociedade e a ideia de equilíbrio ecológico


A prerrogativa de que há um equilíbrio natural que se deve manter e perseguir é uma das bandeiras do ambientalismo. No Brasil, o ambientalismo surgiu na década de 1970 e experimentou uma popularização vertiginosa depois da Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.


Hoje em dia o conceito contribui para a implantação de procedimentos que visam o desenvolvimento sustentável. Os engajados nesse movimento propõem o desenvolvimento de tecnologias garantidoras do manejo racional dos recursos naturais.


Curiosidade


Pesquisadores como Eugene Odum, com seus estudos sobre fluxo de energia nos ecossistemas, contribuíram para o desenvolvimento da ideia de equilíbrio ecológico.






Equilíbrio ecológico Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O que é Ecologia

Autor: Pádua, José Augusto

Editora: Brasiliense

Ano: 2017

Temas do livro: Meio Ambiente, Ecologia, Conceito, Definições


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.