Quem eram e onde viveram
Os alamanos eram um antigo povo germânico, que se estabeleceu às margens dos rios Reno e Danúbio (na região da atual Alemanha), por volta do ano 220. Eles não se chamavam de alamanos (nome dados pelos romanos), mas sim de suábios.
História dos alamanos
Os alamanos se envolveram em diversas batalhas com os romanos, pois habitavam uma região de fronteira com o Império Romano.
Após serem barrados pelos francos, passaram a colonizar as regiões das atuais Baviera, Áustria e Renânia. Nesta região, formaram um reino, porém foram dominados e controlados várias vezes pelos francos.
A conversão dos alamanos ao cristianismo ocorreu durante o século VI, por obra, principalmente, de São Colombano.
Além de suas interações com os romanos, os alamanos também tiveram contato e conflito com outras tribos germânicas, como os francos. Com o tempo, seu território e povo foram gradualmente assimilados ao Império Franco.
Foi a colonização dos alamanos nestas áreas que gerou o nome de Alemanha.
Principais características dos alamanos:
• O artesanato alamano incluía metalurgia, particularmente em armas e joias. Eles eram conhecidos por seus intrincados desenhos em ouro e prata.
• Inicialmente, os alamanos praticavam uma forma de paganismo germânico, adorando um panteão de deuses e espíritos associados à natureza e ao culto aos ancestrais. Com a disseminação do Cristianismo, particularmente a partir do século VI, eles gradualmente se converteram ao Cristianismo.
• A sociedade alamana era tribal e hierárquica, liderada por uma classe de nobreza guerreira. Relações de parentesco e clã eram estruturas sociais cruciais.
Principais reis alamanos:
- Croco I
- Croco II
- Mederico
- Conodomário
- Vestralpo
- Úrio
- Agenarico
- Hortário
- Gundomado
- Rando
- Viticábio
Bainha de uma Espada alamana |
Disco equestre dos alamanos |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Vídeo indicado no YouTube:
Alamanos - Os Ancestrais dos Alemães! - Canal História com o Zelota