Neve

A neve é uma precipitação de cristais de gelo comum em países de clima frio e polar.


Nevasca: forte precipitação de neve com presença de vento
Nevasca: forte precipitação de neve com presença de vento

 

O que é – definição geográfica

 

Neve é um tipo de precipitação atmosférica de cristais de gelo.

 

Como se forma e características

 

A neve se forma quando a água, em forma gasosa (vapor de água), presente na atmosfera, sofre o processo de condensação, ficando abaixo de zero grau celsius (0°C). Nesse processo, ocorreu o congelamento da água, formando cristais de gelo leves, pequenos e brancos.

 

Nevasca

 

Nevasca, também conhecida como nevada, é uma precipitação de neve. Porém, o termo nevasca é muito utilizado para fazer referência a uma tempestade de neve (geralmente com presença de ventos fortes).

 

Neve e tipos de clima

 

A neve geralmente se forma em regiões de clima frio como, por exemplo, polar, subártico (clima subpolar) e frio de montanha. Ela se forma na estação do inverno, quando as temperaturas são menores.

 

As regiões com maior presença de neve são: norte da Europa, Norte dos Estados Unidos, Canadá, sul da Argentina (região da Patagônia), Península da Escandinávia, Antártida e norte da Ásia. Porém, em dias de muito frio, ela também pode se formar em regiões de clima subtropical, principalmente em regiões montanhosas.

 

Aqui no Brasil, em dias muitos frios, pode ocorre a presença de neve no sul do Rio Grande do Sul (próximo ao Uruguai) e na região das Serras Gaúchas. Embora mais raro, mais também pode ocorrer a incidência em regiões mais frias do estado de Santa Catarina.

 

Beleza e problemas

 

Uma precipitação de neve geralmente é muito bonita do ponto de vista estético, pois costuma deixar casas, prédios e árvores "pintados" de branco. As crianças também gostam de brincar na neve. Em algumas regiões, é comum as pessoas fazerem bonecos de neve e outros tipos de atividades. Porém, quando cai em grande quantidade, a neve pode causar muitos transtornos nas cidades. As nevascas, que duram muito tempo, prejudicam os meios de transporte, a circulação de pessoas e até mesmo a saídas delas de suas casas. É comum também ocorrerem acidentes de trânsito em ruas cobertas por neve.

 

Foto de uma rua de cidade com precipitação de neve

Neve: espécie de chuva (precipitação) de cristais de gelo.

 

 

 



atualizado em 06/12/2020




Você também pode gostar de:


Neve Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Introdução à Climatologia

Autor: Torres, Filipe T. Pereira

Editora: Cengage


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.