O que são rochas?
Rochas são agregados de minerais ou restos orgânicos, que compõem a parte principal da crosta terrestre.
Principais características:
As rochas podem ser coerentes (xisto, basalto, granito, mármore, etc.) ou incoerentes (argila, arenito, siltito, etc.); com formação simples, também conhecida como uniminerais (quartzitos, dunitos, mármores, etc.) ou composta, chamada também de pluriminerais (granito, Kinzigito, etc.).
As rochas estão separadas em três diferentes grupos (tipos):
1. Rochas Magmáticas ou ígneas
Estas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc. As rochas magmáticas que se solidificam na superfície são conhecidas como rochas extrusivas. Já as que se formam na parte interior da crosta terrestre são denominadas rochas intrusivas.
O basalto, por exemplo, é uma das rochas magmáticas (ígnea eruptiva) mais conhecidas. Ela é muito dura e possui uma cor bem escura.
2. Rochas Sedimentares
Surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). Sua formação se dá a partir de processos físico-químicos que sofrem os agentes destrutivos. Exemplos: arenitos, calcário (rocha sedimentar formada principalmente por carbonato de cálcio e magnésio), folhelhos, etc.
3. Rochas Metamórficas
Estas passam por mudanças e têm sua origem através das rochas magmáticas, das sedimentares e também das metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original.
Folhelho, exemplo de rocha sedimentar argilosa. |
Pedra de mármore: exemplo de rocha metamórfica. |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fonte de referência do artigo:
SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014.