O que é (definição)
Do ponto de vista climático, o tempo é o estado em que se encontra a atmosfera. Logo, o tempo pode variar muito de acordo com a região, época do ano e, principalmente, pelas interferências climáticas (frentes frias, umidade, nuvens, formação de zonas de alta ou baixa pressão, etc.). De acordo com o estado da atmosfera, o tempo pode ser frio, ameno ou quente, úmido ou seco, nublado ou claro, estável ou instável.
Principais elementos do tempo atmosférico:
1. Temperatura: a temperatura diminui com a latitude, pois a radiação solar (fonte de calor) é mais forte na região do Equador. No sentido dos polos, a temperatura diminui. O fator radiação solar também explica o fato de a temperatura ser menor em pontos com maior altitude (mais altas em relação ao nível do mar), pois essas regiões ficam mais distantes da fonte de calor. No Brasil, a temperatura é medida em Graus Celsius (°C).
2. Vento: o vento é o ar em movimento. Ele se desloca de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão. O vento pode ser seco (baixa umidade), úmido (elevada umidade), quente e frio. Essas características dependem muito da região de origem e das massas de ar.
3. Chuva: ocorre a partir do resfriamento do vapor de água contido no ar.
![]() |
Chuva: um dos principais elementos do tempo atmosférico. |
Você sabia?
O profissional especialista na análise do tempo atmosférico é o meteorologista. Ele é quem faz as previsões do tempo.
Atualizado em 22/03/2022
Atmosfera, tempo e clima
Autor: Chorley, Richard J.
Editora: Bookman
Fonte de referência do texto:
- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.