Dom Pedro I

Biografia de Dom Pedro I, Independência do Brasil, imperador do Brasil, reinado e abdicação ao trono, história do Brasil Império


Dom Pedro I: primeiro imperador do Brasil
Dom Pedro I: primeiro imperador do Brasil

 

Quem foi e nome completo



Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. 



Biografia resumida e reinado 


Nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Chegou ao Brasil em 1808, com 9 anos de idade, em companhia da mãe, D. Carlota Joaquina, e do pai, D. João VI de Portugal.



Desde criança apresentou forte espírito de liderança. Quando, aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro na condição de príncipe regente, agiu como brasileiro visando aos interesses de nosso povo. Também por este motivo, decidiu ficar no Brasil quando a corte portuguesa o chamou de volta a Portugal. Nessa ocasião, conhecida como Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), ele demonstrou seu grande amor pelo Brasil, levando-o a proclamar a nossa independência em 7 de Setembro de 1822.



Foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831. D. Pedro foi o principal responsável pela consolidação da independência brasileira, embora tenha tido um governo bastante tumultuado em função das revoltas e conflitos ocorridos no Brasil durante seu reinado.



D. Pedro I foi o soberano que abdicou a duas coroas. Herdou do pai a coroa portuguesa, porém renunciou-a em favor da filha, D. Maria da Glória. Para terminar com as lutas entre brasileiros e portugueses e com os conflitos no Brasil, renunciou a coroa brasileira, passando-a ao filho, Pedro de Alcântara, que seria D. Pedro II.



Em Portugal, sua filha, D. Maria da Glória, encontrava-se com problemas na corte, pois seu tio, D. Miguel, tentava apossar-se do trono português. Pedro I correu em socorro da filha, afastando D. Miguel de suas pretensões políticas.

 

Em função da instabilidade política de seu governo e a crise no país, abdicou ao trono em 1831.



Aos 36 anos de idade, contraiu tuberculose, doença fatal na época. Faleceu em sua cidade natal em 24 de setembro de 1834.


Pintura mostrando a abdicação de Dom Pedro I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abdicação de Dom Pedro I, obra de Aurélio Figueiredo.

 

 

Última revisão: 14/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Dom Pedro I Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dom Pedro I

Autor: Macauley, Neill

Editora: Record

Temas: Biografia, História do Brasil

 

Titilia e o Demonão - Cartas inéditas de D. Pedro I à Marquesa de Santos

Autor: Rezzutti, Paulo

Editora: Geração Editorial

Temas: Biografia, História do Brasil 

 


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.