Pergunta:
O que foi o Governo Provisório na Revolução Russa?
Resposta:
Após a abdicação do czar Nicolau II, em 15 de marco de 1917, formou-se na Rússia um governo provisório, reunindo integrantes da Duma (Assembleia Legislativa) sob a presidência do príncipe Lvov (representante dos mencheviques). Na sequência, o governo passou para as mãos de Alexander Kerensky, político social democrata.
Porém, os políticos do governo provisório não conseguiram resolver a crise e a instabilidade política pela qual passava a Rússia em 1917. Nas ruas das grandes cidades ocorriam muitas manifestações populares, principalmente organizadas por operários socialistas. Na zona rural ocorriam muitas agitações camponesas.
Uma das medidas que enfraqueceu o governo de Kerensky foi a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial, que foi desaprovada por muitos russos.
Outro problema enfrentado pelo governo provisório de Kerensky foram as ações dos sovietes (associações de operários, camponeses e militares) para tomar o poder. A pressão fez com que o governo provisório concedesse anistia a presos políticos e exilados.
Os bolcheviques (grupo mais radical com ideais marxistas), liderados por Lênin e Trotsky, organizaram um congresso em que defenderam: “Paz, terra e pão” e “Todo poder aos sovietes”.
Em 6 de novembro de 1917, os bolcheviques tomaram a cidade de Petrogrado. Kerensky fugiu e assim chegou ao fim o curto e tumultuado governo provisório. Na sequência, os sovietes russos se reuniram e passaram o poder ao Conselho dos Comissários do Povo, liderado por Lênin.
|
Kerensky: presidente do governo provisório revolucionário da Rússia. |
Resposta elaborada por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.