Bolcheviques

Saiba quem foram os bolcheviques e atuação na revolução russa de 1917.


Poster Bolchevique da época da Revolução Russa
Poster Bolchevique da época da Revolução Russa


O que é - significado


A palavra bolchevique significa “maioria” no idioma russo. Essa palavra passou a ser usada, no começo do século XX, para designar os integrantes mais radicais do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo). Esse partido foi fundado em 1898 e se opunha ao regime czarista de Nicolau II na Rússia.

 

Ideias defendidas no contexto da Revolução Russa:


Os bolcheviques eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. Para eles, o novo governo russo, pós-revolução, deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses. Os bolcheviques tinham, portanto, uma posição bem diferente dos mencheviques (“minoria”), liderados por Martov, que buscavam medidas de transição de caráter reformistas. Os mencheviques defendiam primeiro a instalação da democracia e só depois o socialismo.

 

Os bolcheviques na Revolução Russa


Foram os bolcheviques, liderados por Lênin, que assumiram o comando político da Rússia após a Revolução Russa de outubro de 1917. O lema bolchevique era “paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.

 

Eles adotaram uma série de medidas revolucionárias e de caráter socialista: nacionalização de bancos, redistribuição de terras entre os camponeses, controle das fábricas pelos operários, instalação de regime unipartidário no controle do governo (Partido Comunista Russo).

 

Entre os principais líderes dos bolcheviques, que participaram da Revolução Russa de 1917, podemos citar: Avel Enukidze, Mikhail Kalinin, Nikolai Bukharin, Mikhail Tomsky, Lashevich, Lev Kamenev, Preobrazhensky, Serebryakov, Lênin e Aleksei Rykov

 

Partido Comunista


No ano seguinte à Revolução Russa, os bolcheviques adotaram o nome de Partido Comunista Russo. Já em 1922, com a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o nome do partido mudou para Partido Comunista da União Soviética.

 

Nikolai Bukharin, líder revolucionário bolchevique
Nikolai Bukharin: líder bolchevique que participou da Revolução Russa de 1917.

 

 

 

 



Última revisão: 27/03/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 




Você também pode gostar de:


Bolcheviques Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Os sovietes traídos pelos bolcheviques (Série Estudos Libertários - Bolso) 
Autor: Rocker
Editora: Hedra
Temas: Revolução Russa.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.