Idade dos Metais

A Idade dos Metais foi um dos períodos da Pré-história.


Objetos feitos na Idade dos Metais
Objetos feitos na Idade dos Metais

 

O que foi


O período da Idade dos Metais é a última fase da Pré-história. De curta duração, este período vai de 6,5 mil anos atrás até o surgimento da escrita (por volta de 5,5 mil anos atrás).



Foi um período muito importante, pois o homem pré-histórico fez vários avanços nas técnicas de produção de artefatos. Estes avanços lhes permitiram melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.



FASES DA IDADE DOS METAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS:




1 - Idade do Cobre

 

 - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam. 

 

2 - Idade do Bronze

 

 - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze.

 

3Idade do Ferro

 

A Idade do Ferro foi um período da Pré-História, caracterizado principalmente pela fabricação e uso de objetos (ferramentas, instrumentos agrícolas, armas e artefatos diversos) feitos de ferro.

 

Este período tem início em determinadas áreas da região centro-sul da Europa, por volta do século XII a.C. Este período também é encontrado no Oriente, principalmente na Índia, África Central e na China. De um modo geral, a Idade do Ferro durou até o ano 200 a.C. (média aproximada).

 

A arte da metalurgia do ferro foi um grande avanço com relação ao período anterior (Idade do Bronze), pois este metal é muito mais resistente e eficiente nas atividades cotidianas.

 

Principais características e avanços verificados na Idade do Ferro:

 

- O uso do ferro na fabricação de instrumentos agrícolas possibilitou um significativo aumento na produção de alimentos.

 

- Povos que dominavam a fabricação de armas de ferro possuíam vantagens bélicas em relação a outras que não dominavam a metalurgia deste metal.

 

- Surgimento de novas “profissões” relacionadas à arte da metalurgia do ferro. O ferreiro passa ter grande importância na sociedade.

 

- Melhorias significativas na construção de casas, pontes e fortalezas militares.

 

- Valorização e disputa por áreas com reservas de minério de ferro.

 

- Em cada região a Idade do Ferro teve seu período de existêncina específico. Na Europa Central ela durou do ano 800 a.C. até 50 a.C. Na Península Itálica, esse período foi de 1.100 a.C. até 700 a.C. Já no sul da Ásia, foi de 1.200 a.C. a 200 a.C.).

 

Armadura de guerra da Idade do Ferro

Armadura de guerra da Idade do Ferro.

 

 

Curiosidades históricas:

 

- Foi durante a Idade dos Metais que várias comunidades começaram a cultuar os mortos, principalmente com rituais e enterros com características simbólicas.

 

- Foi nessa fase que teve início a organização do Estado, através da divisão de poderes e funções políticas.

 

Caldeirão chinês da Idade do Bronze

Caldeirão chinês da Idade do Bronze.

 

 



Última revisão: 29/12/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Idade dos Metais Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

As Primeiras Civilizações (volume 1 - Coleção Lugar da História)
Autor: Leveque, Pierre
Editora: Edições 70 - Brasil

Fontes de referência do texto:

 

- NETO, J. A. Freitas; TASINAFO, Celio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2015.

- SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.