Neolítico

O Neolítico é uma das fases da Pré-História e também conhecido como Idade da Pedra Polida.


Pote de cerâmica do período Neolítico
Pote de cerâmica do período Neolítico

 

O que foi e quando aconteceu

 

Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida foi a fase da pré-história que ocorreu entre 8 mil a.C. e 5 mil a.C (aproximadamente). O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia).


As principais características do Neolítico foram:



- Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes, embora estas atividades continuassem a ser praticadas.



- A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.



- Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa). Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio.



- Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica. Vasilhas e potes eram modelados e cozidos no fogo. De acordo com arqueólogos, os primeiros objetos de cerâmicas foram fabricados há cerca de 8,5 mil anos.



- Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.



- Com o aumento da produção, no final do Neolítico, ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.



- Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.


- Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais.

 

- No Neolítico, os homens passaram a construir habitações mais resistentes, pois necessitavam permanecer em locais fixos. Habitações de madeira, argila e blocos de pedras passaram a ser construídas nas aldeias. Nas margens dos lagos e rios, eram comuns as palafitas (casas de madeira com estacas fincadas no fundo do rio ou lago).

 

- Os homens dessa fase também fabricavam pequenas embarcações de madeira com troncos e galhos de árvores.

 

Reconnstrução de uma habitação do período Neolítico

Habitação Neolítica (reconstrução): período foi marcado pelos assentamentos humanos fixos.

 

 

Curiosidades:


- As primeiras civilizações surgiram e desenvolveram-se no período Neolítico. Dentre elas, podemos citar: Civilização Mesopotâmica (entre os rios Tigre e Eufrates) e Civilização Egípcia (vale do rio Nilo, nordeste da África).

 

- A religião começou a se formar nesse período. Há indícios históricos, mostrando que os homens do Neolítico acreditavam numa divindade protetora.

 

- Nessa fase da Pré-História, os homens começaram a fazer tecidos utilizando teares rudimentares. Os fios eram fabricados com algodão ou pelo de animais (principalmente de cabra).


- Foi no período Neolítico que teve início as primeiras tradições musicais. A música primitiva desse período estava ligada aos rituais coletivos (festivos e religiosos).

 

Artefatos de cozinha do período Neolítico.

Artefatos de cozinha do período Neolítico.


 

 



atualizado em 07/08/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Neolítico Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Fontes consultadas para a elaboração do texto:

 

- VICENTINO, Cláudio. História Geral – volume único. São Paulo: Editora Scipione, 2011.

- NETO, J. A. Freitas; TASINAFO, Celio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2015.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.