Paleolítico

Essa fase da Pré-História é também conhecida como Período da Pedra Lascada.


Paleolítico: a caça era uma das principais fontes de alimentação
Paleolítico: a caça era uma das principais fontes de alimentação

 

Introdução: o que foi



O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra na Pré-História. Vai de 2,5 milhões a.C. (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C. (início do Período Neolítico).



As principais características do período Paleolítico foram:




1 - Fabricação de ferramentas e instrumentos de caça




Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes). Pontanto, estes artefatos eram de grande importância para a sobrevivência humana nesse período.

 

ferramentas do Período Paleolítico

Exemplos de ferramentas do Período Paleolítico


 

2 - Nomadismo


Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. Também habitavam provisoriamente em pequenas choupanas, fabricadas com galhos de árvores e cobertas com folhas. Porém, estas habitações eram bem rudimentares e eram usadas por um curto período de tempo.


Nesse período da Pré-História ocorreu o processo de migração de grupos humanos da África em direção ao continente asiático.


3 - Economia paleolítica


A economia na fase do Paleolítico era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios e outros objetos) eram de propriedade coletiva. Quase todo tempo de suas vidas era destinado à sobrevivência.

 

Pontas de lança feitas de pedra no período Paleolítico

Pontas de lança feitas de pedra no período Paleolítico (cerca de 340 mil anos atrás).

 

 

4 - Organização social

Havia a divisão do trabalho baseado nas características físicas dos indivíduos do grupo. Os homens, por serem mais fortes, ficavam responsáveis pela caça, pesca e proteção do grupo. As mulheres se dedicavam aos filhos e a coleta de vegetais, raízes e frutos. Essa divisão de tarefas é conhecida como “divisão natural do trabalho”.

 

Os seres humanos se organizavam e viviam em pequenos grupos (clãs) entre 30 e 40 pessoas, que eram comandados por um líder (provavelmente o homem mais forte). As relações eram endogâmicas, ou seja, ocorriam dentro do próprio grupo.




5 - Comunicação


A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos.




6 - Produção e controle do fogo


Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.



O controle do fogo foi de fundamental importância para os grupos humanos no Paleolítico, pois possibilitou o aquecimento contra o frio, o cozimento dos alimentos (principalmente da carne), a iluminação de ambientes internos e exernos, além de ajudar no enfrentamento aos animais selvagens.

 

7 - Rituais


No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas. Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.





 

Reconstrução da face do Australopithecus afarensis

Australopithecus afarensis (reconstrução): espécie de hominídeo que viveu no Paleolítico Inferior.

 

 

Os principais hominídeos que viveram no Paleolítico foram:



- Australopitecos

 

- Homo Habilis


- Homo Erectus


- Homo Ergaster


- Homo Sapiens


- Homem de Neanderthal


- Homem de Cro-Magnon

 

Crânio do hominídeo Homo Ergaster

Crânio do hominídeo Homo Ergaster: viveu entre de 1,2 milhão e 250 mil anos atrás.



Curiosidades do período:


- De acordo com muitos arqueólogos, os primeiros instrumentos (ferramentas e artefatos de caça) começaram a ser feitos pelos homens pré-históricos há cerca de 2,5 milhões de anos.


- No Paleolítico, os homens faziam as roupas, que eram bem rudimentares, de peles de animais.


- Foi também nessa fase que o homem começou a fazer pequenas esculturas de barro e de pedra.

 

Estatueta Vênus de Willendorf do período Paleolítico

Vênus de Willendorf: estatueta de pedra calcária, encontrada na Áustria, que representa uma espécie de divindade feminina (deusa mãe). Ela foi feita no final do período Paleolítico, entre 28 mil a 25 mil anos a.C.

 

 

 

 



Última atualização: 06/01/2021

Foto do professor de História Jefferson Evandro Machado Ramos Autor:
Professor Jefferson Evandro Machado Ramos.
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).



Você também pode gostar de:


Paleolítico Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes consultadas para a elaboração do texto:

 

- VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da História – Brasil e Mundo. São Paulo: Ática, 2019.

- MOCELLIN, Renato. História para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2014.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.