Cronologia da Revolução Russa

Conheça os principais fatos históricos que ocorreram no contexto da Revolução Russa de 1917.


Integrantes do governo provisório russo.
Integrantes do governo provisório russo.


CRONOLOGIA DA REVOLUÇÃO RUSSA

 

A Revolução Russa de 1917, um evento crucial que desmontou séculos de regime czarista e levou ao estabelecimento da União Soviética, pode ser dividida em duas fases principais: a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro. Veja abaixo uma cronologia detalhada com os principais eventos:



1. Revolução de Fevereiro (março de 1917 no calendário gregoriano) 


- Final de fevereiro (calendário juliano): greves operárias se intensificam em Petrogrado (atual São Petersburgo) devido à escassez de alimentos, dificuldades econômicas e insatisfação com a continuidade da participação na Primeira Guerra Mundial.


- 8 de março (23 de fevereiro, calendário juliano): começam os protestos do Dia Internacional da Mulher com manifestações de trabalhadoras têxteis em Petrogrado, rapidamente acompanhadas por milhares de operários.


- 10 de março (25 de fevereiro): Quase todos os trabalhadores industriais de Petrogrado entram em greve, paralisando a cidade.


- 12 de março (27 de fevereiro): soldados em Petrogrado se amotinam, recusando-se a atirar nos manifestantes. A Duma (assembleia legislativa russa) forma um governo provisório, e o Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado se forma para representar a classe trabalhadora.


- 15 de março (2 de março, calendário juliano): o czar Nicolau II abdica, encerrando três séculos de domínio dos Romanov. Seu irmão, o grão-duque Miguel, assume brevemente o trono, mas o recusa, efetivamente encerrando a monarquia.



2. Abril de 1917 


- 3 de abril: Vladimir Lenin, um líder revolucionário marxista exilado na Suíça, retorna a Petrogrado com apoio alemão, esperando promover a revolução. Lenin publica as Teses de Abril, exigindo "Paz, Terra e Pão" e a transferência de poder para os sovietes.



3. Verão de 1917 


- 3 a 7 de julho: a revolta conhecida como “Dias de Julho”, uma série de manifestações de soldados e trabalhadores em Petrogrado, é reprimida pelo Governo Provisório, liderado por Alexander Kerensky. Lenin foge temporariamente para a Finlândia para evitar ser preso.

- 27 de agosto: o general Lavr Kornilov, comandante-chefe do exército, tenta um golpe militar contra o Governo Provisório, mas falha. Os bolcheviques ganham popularidade após ajudarem a impedir o golpe de Kornilov.

 

Foto de uma manifestação popular em Petrogrado em julho de 1917

Manifestação popular em Petrogrado em julho de 1917.

 


4. Revolução de Outubro (novembro de 1917 no calendário gregoriano) 


- 24 a 25 de outubro (6-7 de novembro, calendário gregoriano): liderados por Lenin e os bolcheviques, a Revolução de Outubro começa com uma insurreição armada em Petrogrado. Forças bolcheviques, incluindo a Guarda Vermelha, tomam o controle de locais-chave em Petrogrado, incluindo o Palácio de Inverno, onde está sediado o Governo Provisório.

- 26 de outubro (8 de novembro): o Congresso dos Sovietes reconhece formalmente a transferência de poder para os sovietes. Lenin e a liderança bolchevique estabelecem um novo governo, o Conselho dos Comissários do Povo, com Lenin como seu chefe.



5. Consequências e Guerra Civil

 

- 15 de dezembro de 1917: assinatura do Armistício Russo-Germânico, acordo de cessar-fogo temporário entre a Rússia e a Alemanha, que encerrou as hostilidades entre os dois países na Frente Oriental durante a Primeira Guerra Mundial.

- Início de 1918: o governo bolchevique assina o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, encerrando a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, mas cedendo territórios significativos para a Alemanha.

- 1918-1922: a Guerra Civil Russa ocorre entre o Exército Vermelho bolchevique e várias forças antibolcheviques (Exército Branco). Os bolcheviques saem vitoriosos, consolidando o controle soviético e abrindo caminho para o estabelecimento da URSS em 1922.

 

 

Foto com os participantes do Armistício Russo-Germânico

Participantes do Armistício Russo-Germânico, assinado em 15 de dezembro de 1917.

 

 

 

 

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos (graduado em História pela USP)

Publicado em 26/10/2024




Você também pode gostar de:


Bibliografia e vídeos indicados:

 

Vídeo indicado no YouTube:

 

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) - RESUMO DESENHADO - CANAL HISTORIAR-TE


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.