O que é (definição) e objetivos do reflorestamento
Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza (incêndios, por exemplo) ou ações humanas (queimadas, exploração de madeira, expansão de áreas agrícolas, queimadas).
Arborização
Podemos chamar também de reflorestamento o processo de arborização de áreas específicas onde não havia vegetação nas últimas décadas. Neste processo, são criadas pequenas florestas, principalmente com espécies lenhosas. Este processo é voltado principalmente para criação de áreas de lazer ou para melhorar a qualidade do ar em áreas que sofrem com a poluição ou aquecimento do ar (ilhas de calor).
O uso do eucalipto
As indústrias de madeira e celulose também realizam o reflorestamento, usando principalmente o eucalipto. Esta espécie é utilizada em função de seu crescimento rápido e pelo fato da madeira ter boa aceitação comercial.
Árvores de eucalipto: espécie é a mais utilizada em processos de reflorestamento. |
Outros objetivos
O reflorestamento é usado também para criar barreiras de árvores para proteger determinadas culturas da ação de fortes ventos.
Outro importante objetivo do reflorestamento é melhorar o desempenho de bacias hidrográficas.
Importância do reflorestamento
O processo de reflorestamento é de grande importância para o meio ambiente. Ele é capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados.
Usando o processo de reflorestamento, muitas empresas deixam de comprar madeira proveniente do corte ilegal, poupando a natureza. Geralmente, a madeira originária de reflorestamento é certificada.
O processo de reflorestamento é aplicado também em áreas de encostas com o objetivo de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele também é eficaz no combate à erosão do solo.
Imagem de uma área em processo de reflorestamento. |
O que é a madeira certificada de reflorestamento?
Madeira certificada de reflorestamento no Brasil é a madeira proveniente de florestas plantadas de maneira controlada e planejada, com o objetivo de ser uma fonte renovável de recursos. Essa certificação garante que a madeira foi produzida seguindo normas específicas de gestão ambiental e sustentabilidade. O processo inclui o manejo adequado do solo, a preservação de recursos hídricos, a proteção contra a erosão e a manutenção da biodiversidade local. Certificações comuns no Brasil incluem selos como o FSC (Forest Stewardship Council) e o Cerflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal), que asseguram que as práticas de reflorestamento e exploração atendem a critérios de sustentabilidade rigorosos.
Você sabia?
O Dia Mundial das Florestas é comemorado em 21 de março.
Texto revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fontes de referência do texto:
- FORNARI, Ernani. Dicionário Prático de Ecologia. São Paulo: Aquariana, 2001.
- TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Vídeo indicado no YouTube:
Modos de restaurar as florestas - Canal Pesquisa FAPESP