Localização geográfica
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7.000.000 km² espalhados pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
A maior parte da Amazônia, aproximadamente 60%, está localizada em território brasileiro, ocupando os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. A Floresta, que é a maior floresta úmida do mundo, abriga 20% de todas as espécies da fauna do planeta.
Principais características da Floresta Amazônica:
Formada por vegetação por fechada, possui árvores de grande porte, situando-se próximas umas das outras. Como a copa das árvores impede a entrada da maior parte da luz solar dentro da mata, a vegetação rasteira não consegue se desenvolver nas áreas onde a floresta é mais densa. Dessa forma, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta.
Como a maior parte do alimento disponível encontra-se no alto das árvores, como folhas e frutos, a maior parte da fauna amazônica está adaptada a viver na copa das árvores e é formada por animais de pequeno e médio porte, como macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros.
A região é cortada pelos inúmeros rios da bacia do Rio Amazonas, onde vivem 378 espécies diferentes de répteis, 3 mil espécies de peixes e 400 espécies de anfíbios. A floresta também serve de habitat para os grandes felinos americanos, a onça-pintada, a onça-parda e a jaguatirica.
Apesar das camadas mais profundas do solo não serem ricas em nutrientes, o horizonte O, que corresponde à camada superficial e orgânica do solo, é formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos que formam um rico humus. Esse humus é responsável por fornecer os nutrientes necessários para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.
Ao longo dos últimos 11 mil anos de sua formação, o ecossistema da floresta amazônica alcançou um perfeito equilíbrio, de forma que tudo o que a floresta produz é aproveitado de forma eficiente.
|
Amazônia: fauna rica composta por muitas espécies animais. |
Características climáticas
- O clima da Floresta Amazônica é Equatorial (quente e chuvoso). Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde, principalmente durante o inverno.
- A dinâmica climática da região é diretamente influenciada pela presença da floresta, que é responsável pela formação da massa equatorial continental, uma massa de ar úmida formada graças à evapotranspiração da floresta. A umidade da massa equatorial continental influencia diretamente o regime de chuvas nas áreas centrais do Brasil, sendo importante para o equilíbrio de outros biomas, como o Cerrado.
- A umidade, gerada pela evaporação da floresta, atua na formação da Massa de Ar Equatorial Continental. Essa massa de ar úmida é a responsável por grande parte das chuvas na região Norte e Centro-Oeste do país. Às vezes, ela chega até a região Sudeste e áreas ocidentais da região Nordeste, também provando chuvas, embora menos intensas.
- Elevado índice pluviométrico (chuvas) anual. No ano, a média é de 2.400 milímetros de chuva (por mês). No inverno, o índice pluviométrico fica em torno de 1.500 mm. Já no verão, esse índice sobe para 3.400 mm.
- O verão é a estação mais quente e chuvosa do ano. As chuvas, geralmente fortes, ocorrem no final da tarde.
- Temperaturas elevadas durante o ano todo com baixa amplitude térmica anual (pouca variação de temperaturas durante o ano). Praticamente não faz frio na região da floresta amazônica. A temperatura média anual 27°C. No verão, a temperatura média fica em torno de 30°C (podendo chegar até a 36°C nos dias mais quentes). Já no inverno, a temperatura média é de 24°C.
- A umidade do ar na floresta amazônica é elevada (em torno de 82%), típica de florestas tropicais e equatoriais.
![]() |
Floresta Amazônica: clima quente, úmido e chuvoso. |
TIPOS DE MATAS DA FLORESTA AMAZÔNICA:
1 - Mata de Igapó
Matas que estão presentes ao longo dos rios. Estas matas ficam inundadas durante o ano todo pelas constantes chuvas. A vegetação, composta principalmente por plantas de porte pequeno, apresenta elevada adaptação ao meio de grande umidade. As espécies vegetais mais comuns são: bromélias, vitórias-régias, mucuris e orquídeas.
2 - Mata de Terra Firme
É uma mata presente em áreas próximas aos rios, porém sem ocorrência de inundações. Encontramos, na Amazônia, nas áreas de baixos planaltos sedimentares. As árvores de maior porte (entre 30 e 50 metros de altura) estão presentes nestas matas. É uma mata em que ocorre muita atividade de extrativismo vegetal, em função da grande presença de castanheiras.
As principais espécies deste tipo de mata são: quaruba, castanheira, caucho e guaraná.
3 - Mata de Várzea
É um tipo de mata que também é encontrada próxima aos rios. Porém, estão em áreas em que as chuvas ocorrem em grande parte do ano, mas não durante todo ano. As árvores frondosas de médio e grande porte fazem parte da vegetação típica da mata de várzea. Entre estas árvores podemos citar as seringueiras, samaúmas e andirobas.
![]() |
Mata de Várzea nas margens do rio Amazonas. |
Curiosidade geográfica:
- A maior parte da floresta amazônica é composta pelas matas de terra firme.
Os três principais problemas que ameaçam a Floresta Amazônica:
1 - Desmatamento
A desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico.
Principais causas:
- Degradação provocada pelo corte ilegal de árvores, destinadas ao comércio ilegal de madeira;
- Queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado ou áreas agrícolas (principalmente para a cultura de soja);
- Assentamentos humanos em função do crescimento populacional na região.
Principais consequências (os problemas gerados):
- Extinção de espécies vegetais e animais;
- Desequilíbrio no ecossistema da região;
- Aumento da poluição do ar nos casos de queimadas;
- Aumento de casos de erosão do solo.
Problemas de fiscalização
Em função da gigantesca extensão territorial da Floresta Amazônica, a fiscalização é extremamente complicada. Além disso, o governo brasileiro coloca poucos fiscais atuando na região, fato que dificulta ainda mais a fiscalização.
|
Queimada na Amazônia: um dos principais problemas ambientais enfrentados pela floresta amazônica. |
|
O corte ilegal de árvores para o comércio é outra importante causa do desmatamento na floresta amazômica. |
2 - Biopirataria
Outro problema enfrentando pelas populações tradicionais que habitam a região é a biopirataria. Cientistas estrangeiros entram na floresta sem autorização de autoridades brasileiras para obter amostras de plantas ou espécies animais e se apropriar de conhecimentos milenares da população local.
Esses cientistas levam as informações coletadas para seus países onde desenvolvem substâncias e produtos para serem comercializados e registram patentes das técnicas desenvolvidas, o que lhes garante o direito de exclusividade do uso deste conhecimento. Dessa forma, populações tradicionais da Floresta Amazônica e todo povo brasileiros são impedidos de utilizarem como bem entenderem as substâncias e conhecimentos originários do nosso território.
3 - Mineração
Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Os povos indígenas são os principais afetados. Além da violência que cresce com o interesse fazendeiros e grandes empresas de utilizarem os recursos naturais das reservas indígenas, a poluição afeta diretamente a saúde dos povos da região.
A Amazônia é o pulmão do mundo?
Durante muito tempo, vários cientistas chamaram a Floresta Amazônica de o "pulmão do mundo". Porém, atualmente, este apelido tem sido deixado de lado, pois estudos mais recentes mostram que as florestas consomem quase todo o oxigênio que produzem.
Apesar disso, a Floresta Amazônica, assim como outras florestas úmidas, apresenta grande importância para a manutenção do equilíbrio ambiente, pois atuam na filtragem e regeneração do ar e na regulação do ciclo hidrológico.
Voce sabia?
- A Floresta Amazônica guarda cerca de 20% da totalidade de água doce do mundo.
- A Amazônia está presente nos territórios do Brasil (cerca de 60%), Peru (cerca de 13%), Colômbia, Venezuela, Equador, Suriname, Bolívia, Guiana e Guiana Francesa.
- Ela cobra cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados de área.
![]() |
Vista aérea de uma área da Floresta Amazônica. |
Principais espécies de mamíferos, répteis e anfíbios da Floresta Amazônica:
- Preguiça-de-três-dedos
- Quati
- Capivara
- Tartaruga-da-Amazônia
- Jacaré-açú
- Sucuri
- Anacã
- Onça-pintada (jaguar)
- Irará
- Preguiça-real
- Mico-de-cheiro
- Macaco-uacari
- Macaco-parauacu
- Sagui-imperador
- Tatu-galinha
- Quati-de-nariz-branco
- Ariranha
- Sagui-leãonzinho
- Capivara
- Macaco-barrigudo
- Macaco-aranha
- Anaconda
- Sapo-vidro
- Morcego-pescador
- Jaguatirica
|
Tartaruga-da-Amazônia: um réptil que vive nos rios da floresta amazônica. |
Exemplos de aves da Amazônia (nomes populares e científicos):
- Figuinha-amazônica (Conirostrum margaritae)
- Gavião-real ou harpia (Harpia harpyja)
- Araracanga ou arara-vermelha-pequena (Ara macao)
- Amarelinho-da-amazônia (Inezia caudata)
- Araponga-da-amazônia (Procnias albus)
- Cigana (Opisthocomus hoazin)
- Azulão-da-amazônia (Cyanoloxia rothschildii)
- Tucano (Ramphastos toco)
- Andorinhão-da-amazônia (Chaetura viridipennis)
- Cardeal-da-amazônia – (Paroaria gularis)
- Caburé-da-amazônia – (Glaucidium hardyi)
- Mutum (Crax fasciolata)
- Choquinha-estriada-da-amazônia (Myrmotherula multostriata)
- Flautim-da-amazônia (Schiffornis amazonum)
- Socó-Onça (Tigrisoma lineatum)
- Patativa-da-amazônia (Catamenia homochroa)
- Periquito-da-amazônia (Nannopsittaca dachilleae)
- Sanhaçu-da-amazônia (Tangara episcopus)
- Sete-cores-da-amazônia (Tangara chilensis)
|
Duas araras-vermelhas, aves típicas da floresta amazônica. |
Última atualização: 17/02/2021
Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017).
Fontes de referência do texto:
- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
- ADÃO, Edilson e Furquim Jr., Laércio. 360° Geografia. São Paulo: Editora FTD, 2015.