Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre causado por efeitos naturais ou por ação humana. Veja no texto abaixo as evidências, causas e consequências.


Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global
Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global

 

O que é

 

O aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta Terra gerado por ações humanas ou efeitos naturais.

 

Evidências do aquecimento global nos últimos anos



Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

 

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 

 

As principais causas do aquecimento global são:


1 - Provocadas por ações dos seres humanos (artificiais):


- Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global são:

 

- Dióxido de Carbono - CO2

- Gás Metano - CH4

- Óxido Nitroso - N2O

- Perfluorcarbonetos

- Hexafluoreto de Enxofre - SF6

- Hidrofluorcarbonetos - HFCs

 

Homem segurando uma placa indicando CO2 no trânsito com fumaça.

Emissão de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis é uma das causas do aquecimento global.

 

 

- Queimadas de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.

 

- Desmatamento - tem ocorrido, principalmente em países em desenvolvimento, como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais, além da exploração de madeira. Com menos cobertura de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.

 

- Desenvolvimento urbano sem planejamento - diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a  formação de ilhas de calor. 

 

 - Desertificação - queimadas e desmatamento podem resultar no processo de desertificação (formação de desertos) em várias regiões do mundo. A diminuição da cobertura vegetal favorece o aumento da temperatura nas regiões afetadas pela desertificação.

 

2 - As causas naturais:


1 - Aumento da atividade na superfície do Sol, provocando explosões e alta emissão de raios ultravioletas. O Sol passa atualmente por este fenômeno.

 

2 - A água dos oceanos concentra o carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporação e a concentração de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global.

 

3 - Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de anos (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.

 

Aumento das atividades solares, explosão solar

Aumento das atividades solares: uma das causas naturais do aquecimento global no planeta Terra.

 


As principais consequências do aquecimento global no planeta são:



- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;


- Crescimento e surgimento de desertos (desertificação): o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;


- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.


- Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.

- Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes.

 

- Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.

 

- Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.

 

Aumento do nível de água dos oceanos

A elevação do nível dos oceanos é uma das consequências do aquecimento global.



Protocolo de Kyoto



Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

 

 

COP 21 - Acordo de Paris 2015

 

Em 12 de dezembro de 2015, representantes de 190 países assinaram um acordo em Paris, que visa diminuir o aquecimento global no planeta. O documento aprovado reconhece as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases do efeito estufa, entre elas o aquecimento da temperatura do planeta. O principal objetivo do acordo é limitar o aumento do aquecimento global em, no máximo, 2°C (a referência é a temperatura média do período pré-industrial). Porém, as nações farão todos os esforços possíveis para que este aumento de temperatura fique em até 1,5°C. De acordo com estudos, estes níveis evitariam as consequências nocivas futuras das mudanças climáticas para o planeta. Em 3 de setembro de 2016, China e Estados Unidos (maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo) ratificaram o Acordo de Paris. Foi um importante avanço para o combate ao aquecimento global.

 

Aquecimento global, derretimento das calotas polares

Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências do aquecimento global.



Efeitos do aquecimento global no Brasil


De acordo com dados preliminares divulgados pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) em setembro de 2013, o clima brasileiro poderá sofrer os efeitos do aquecimento global até o final deste século. As regiões sul e sudeste poderão ter um aumento de até 0,5% na temperatura média até o final do século. Já as regiões centro-oeste, nordeste e norte poderão ter as temperaturas médias aumentadas em 1,5%.  Estas projeções são para um cenário otimista, ou seja, com controle da emissão de gases do efeito estufa. Num cenário de grande aumento na emissão destes gases, a temperatura poderá se elevar mais do que o dobro em relação a estas projeções.

 

De acordo com estas projeções, poderá também ocorrer ser mais frequente a formação de ondas de calor nas regiões Nordeste e na Amazônia.

 

 

Saiba mais:

 

- Obtenha mais informações sobre o aquecimento global e o efeito estufa no site do Ministério do Meio Ambiente.

 

 



atualizado em 21/01/2021




Você também pode gostar de:


Aquecimento Global Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Mudanças climáticas e as cidades (coleção População e Sustentabilidade)

Autor: Marandola Jr., Eduardo

Editora: Edgard Bluncher

 

Documentários indicados sobre o aquecimento global:



Uma verdade inconveniente

Diretor: Gore, Albert
Ano: 2006
País: Estados Unidos
Temas: Mudanças Climáticas

 

6 graus que podem mudar o Mundo

Diretor: National Geographic
Ano: 2008
País: Brasil
Temas: Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.