As relações de Vassalagem e Suserania

Os sistemas de vassalagem e suserania são importantes componentes sociais da Idade Média.


Homenagem: cerimônia entre o vassalo e seu suserano (iluminura do século XIV)
Homenagem: cerimônia entre o vassalo e seu suserano (iluminura do século XIV)

 

Definição histórica


Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio econômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

Essas relações ajudaram a estabelecer a ordem e a estabilidade em uma época de guerras frequentes e insegurança geral.



Cerimônia da Homenagem: principais características

Havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de uma igreja, para selar os laços entre vassalo e suserano. Na cerimônia, o vassalo se ajoelhava e colocava suas mãos entre as mãos do suserano (senhor), prometendo-lhe lealdade e fidelidade.



Suseranos e Vassalos

O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem. Desta forma, num momento de guerra, milhares de guerreiros eram mobilizados.

Nas Cruzadas, por exemplo, os cristãos conseguiram mobilizar milhares de guerreiros, para combater os muçulmanos na Terra Santa, graças as inúmeras relações de vassalagem e suserania que existiam na Europa Medieval.

 

Cerimônia de Suserania e Vassalagem na Idade Média

Cerimônia de Suserania e Vassalagem: suserano com a espada (provavelmente um rei) e os vassalos ajoelhados.



A importância das relações de suserania e vassalagem na Idade Média

 

1. Estrutura e estabilidade política: o sistema de suserania e vassalagem era uma forma de governo descentralizado, necessário devido à fraca autoridade central e à dificuldade de governar grandes territórios. Um suserano (geralmente um rei ou um nobre superior) concedeu terras (um feudo) a um vassalo (um nobre menor) em troca de lealdade, serviço militar e, às vezes, uma parte da produção agrícola. Esse sistema permitiu que os governantes mantivessem o controle sobre suas terras e forneceu-lhes uma rede de apoio contra ameaças externas.


2. Sistema Econômico: a concessão de feudos criou uma economia baseada na terra, onde a riqueza era derivada principalmente da agricultura. Os vassalos geralmente tinham servos ou camponeses trabalhando em suas terras. Esses servos forneciam a mão de obra que tornava possível a produção agrícola e, em troca, recebiam proteção de seus senhores.


3. Hierarquia Social: o sistema de suserania e vassalagem criou uma clara hierarquia social. No topo estavam os monarcas, seguidos pelos nobres, cavaleiros, homens livres e, na base, os servos. Essa hierarquia definia os direitos, deveres e posição social de cada um.


4. Apoio Militar: durante a Idade Média, ameaças de invasões vikings, conflitos internos e outros agressores externos eram comuns. A relação entre um suserano e seus vassalos garantia proteção mútua, pois os vassalos eram obrigados a prestar serviço militar quando necessário.


5. Sistema jurídico: o sistema de suserania-vassalagem também formou a base do sistema jurídico medieval. O suserano tinha autoridade legal sobre seus vassalos, que por sua vez tinham autoridade sobre seus próprios vassalos ou súditos. Cada feudo era essencialmente uma jurisdição.



Você sabia?

 

A palavra "suserania" também era empregada para referir-se a um território governado por um suserano.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fonte de referência do artigo:

 

- SANTOS, Maria Januária Vilela. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1998.

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.