Significado
Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios. Eles foram a maior força política e econômica durante o feudalismo.
Origem histórica:
Grande parte dos senhores feudais eram descendentes dos chefes germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos) que invadiram e dominaram a Europa no século V. Portanto, esses senhores feudais possuíam linhagem germânica.
Frase Exemplo:
Os senhores feudais costumavam entrar em guerras para ampliar seus domínios territoriais.
Explicação da frase:
A guerra era uma atividade comum na Idade Média. Os senhores feudais costumavam invadir militarmente os feudos de outros nobres para obterem riquezas e terras.
Palavras derivadas:
Senhores do feudo, senhoril e senhorial.
|
Senhor feudal (de azul) participando de uma cerimônia de homenagem com vassalo de joelhos (pintura medieval do século XV, Arquivo Nacional de Paris). |
Última atualização: 20/05/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
A sociedade feudal (Coleção Lugar na História)
Autor: Bloch, Marc
Editora: Edições 70 - Brasil
Fonte de pesquisa:
- SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019.