Colonização do Canadá

Como foi a colonização do Canadá, resumo, história dos primeiros colonizadores ingleses e franceses.


Samuel de Champlain (geógrafo e explorador francês): um dos primeiros colonizadores do Canadá
Samuel de Champlain (geógrafo e explorador francês): um dos primeiros colonizadores do Canadá

 

História resumida do Canadá pré-colonização

Os primeiros europeus a chegarem ao Canadá foram os vikings. Em 986, Bjarni Herjolfsson, após ser levado por uma tempestade, avistou uma nova terra, mas não desembarcou nela. Em 1001, Leif Eriksson chamou-a de Vinland. Mais tarde, os vikings estabeleceram ali uma colônia, mas a abandonaram por causa do conflito com os nativos.


Após os vikings, o Canadá foi esquecido até o final do século XV. Em 1497, o rei inglês Henrique VII enviou Jean Cabot numa expedição pelo Atlântico para Newfoundland, onde descobriu águas ricas em pesca. Em 1534, o francês Jacques Cartier partiu em duas expedições para o Canadá, e em 10 de agosto de 1535, navegou pelo rio São Lourenço.



Século XVII


Apesar dessas incursões, nenhum assentamento europeu permanente foi realizado no Canadá até o início do século XVII. Em 1604, Samuel de Champlain fundou Port Royal em Acadia (Nova Escócia). Em 1608, fundou também Québec e, em 1642, os franceses fundaram Montreal. A nova colônia foi chamada Nova França e em 1685 sua população era de dez mil habitantes.


Nesse período, missionários franceses tentaram converter os nativos do Canadá ao cristianismo, embora sem muito sucesso. Enquanto isso, os colonos negociavam peles e cultivavam a terra.


Os ingleses, por sua vez, também estavam interessados no Canadá. Em 1610, Henry Hudson descobriu a Baía de Hudson e, em 1631, Thomas James liderou outra expedição. Em 1629 capturaram Québec, devolvido à França logo em 1632. Em 1670, fundaram a Companhia da Baía de Hudson, empresa que recebeu direitos exclusivos para negociar peles com os habitantes da região.



Século XVIII


Após a Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1713), a França foi forçada a reconhecer o controle britânico da Baía de Hudson e da Terra Nova, ao passo que os franceses tiveram de ceder a Nova Escócia à Grã-Bretanha. No entanto, durante a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) as duas nações voltaram a lutar pelo controle do Canadá. Em 1758, os britânicos capturaram a fortaleza de Louisbourg na ilha de Cape Breton. Então, no ano seguinte, o general Wolfe capturou Québec. A vitória de Wolfe no Québec garantiu que o Canadá se tornasse britânico e não francês. Em 1760, os britânicos tomaram Montréal, e em 1763 os franceses foram obrigados a entregar todos seus territórios no Canadá à Grã-Bretanha pelo Tratado de Paris.


Os ingleses tiveram então de lidar com os canadenses franceses, por isso, em 1774, estabeleceram uma lei que lhes permitia praticar o catolicismo romano e manter o direito civil francês ao lado do direito penal britânico. Quando a Revolução Americana começou em 1775, os americanos esperavam que os canadenses franceses se juntassem a eles, mas isso não aconteceu. A tentativa de capturar Québec fracassou e os americanos recuaram em 1776.


Enquanto isso, a exploração continuou. George Vancouver navegou ao longo da costa oeste do Canadá em 1791-1794; Alexander Mackenzie viajou do Great Slave Lake ao longo do rio Mackenzie e alcançou o Oceano Ártico em 1789, e em 1793 atravessou o continente por terra, chegando ao Pacífico.


Mapa Antigo do Canadá (Nova França).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa Antigo do Canadá (Nova França), feito em 1612.



Fontes


https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/
corporate/publications-manuals/discover-canada/read-online/
canadas-history.html


https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Canada




Impressão


Colonização do Canadá Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Breve História do Canadá

Autor: Morton, Desmond

Editora: Alfa-Ômega

Ano: 1989

Temas do livro: História, Colonização, Fases e Períodos, Cultura, Economia e Política


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.