História, regiões e principais características:
- Os franceses colonizaram algumas regiões específicas do continente americano.
- Em 1603, o geógrafo e explorador francês Samuel de Champlain fez parte da expedição exploratória pelo rio São Lourenço (região leste do Canadá). No ano de 1608, ele retornou ao Canadá, numa missão de exploração, e fundou a cidade de Quebec. O objetivo era dominar e transformar toda a região como parte do império colonial da França.
- Além do Canadá, outras colônias na América fizeram parte do império colonial francês. Podemos citar as principais: Guiana Francesa, Luisiana (hoje um estado dos EUA), Martinica, Guadalupe, Granada e Tobago.
- Os franceses também tentaram invadir e tomar posse de regiões na costa brasileira. Fundaram a França Antártica, no Rio de Janeiro e a França Equinocial, no Maranhão. Porém, permaneceram por pouco tempo até ser expulsos pelos portugueses.
- Nas colônias francesas da América, a administração pública era controlada pela coroa francesa. O rei francês nomeava um governador, que era também o chefe militar e o intendente (espécie de prefeito), que tinha a função de cuidar da administração civil.
Língua Francesa na América:
Em função da colonização francesa, várias regiões e países americanos possuem a língua francesa como oficial. No Canadá, por exemplo, o francês é uma das línguas oficiais (a outra é o inglês). Ela também é oficial em Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa (departamentos ultramarino franceses). No Haiti, o francês é uma das línguas oficiais.
|
Jacques Cartier: explorador francês que também atuou no início da colonização francesa do Canadá. |
Artigo publicado em: 06/11/2020
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Descobrimentos e colonização
Autor: Silva, Janice Theodoro da
Editora: Ática
Fonte de pesquisa do texto:
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.