Climas do Brasil

Conheça as características dos climas equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semiárido e classificação climática.


Mapa dos Climas do Brasil
Mapa dos Climas do Brasil

 

Aspectos gerais


O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo e tipos de vegetação e a dinâmica das correntes e massas de ar possibilitam uma grande variedade climática no país.


Atravessado pela Linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, a maior parte do território brasileiro está situado nas zonas de latitudes baixas —chamadas de zona intertropicais. Por essa razão, a maior parte dos climas que ocorrem no país apresentam características quentes e úmidas, e possuem temperaturas médias em torno de 20°C, com baixa amplitude térmica ao longo do ano.


Tipos de climas do Brasil e suas características:


O clima de uma região é resultante da relação estabelecida entre temperatura, umidade, altitude, vegetação e a dinâmica das massas de ar, ventos e correntes marítimas. Dependendo dos elementos levados em consideração, é possível criar diferentes tipos de classificação climática.


Neste texto, vamos tratar dos tipos climáticos existentes no Brasil de acordo com a classificação Arthur Newell Strahler, que analisa, principalmente, a influência da latitude e da dinâmica das massas de ar na formação do clima.  De acordo com essa classificação, os tipos de clima predominantes no Brasil são os seguintes: 


1 - Clima Subtropical


Presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos.


As chuvas se concentram no verão, nos meses de novembro a março, devido a influência da massa tropical atlântica e apresentam índice pluviométrico anual entre 1520 mm e 2000 mm.


As temperaturas médias ficam em torno de 20°C, porém, diferente do que ocorre em outras regiões do país, há uma acentuada amplitude térmica. No verão, as temperaturas chegam aos 30°C e, no inverno, aos 0°C, podendo ocorrer geadas em decorrência da influência das massas de ar polares vindas da Antártida.


2 - Clima Semiárido


Presente, principalmente, no sertão nordestino, o clima semiárido caracteriza-se pela baixa umidade e ocorrência de chuvas irregulares ao longo do ano.


Os índices pluviométricos ficam entre 300 mm e 800 mm, sendo que as chuvas que ocorrem na região são trazidas pela massa de ar tropical atlântica.


As temperaturas são altas durante quase todo o ano e sofrem pouca variação, apresentando temperatura média anual entre 25°C e 29°C.

Vegetação típica de regiões de clima semiárido do Nordeste do Brasil
Vegetação típica de regiões de clima semiárido do Nordeste do Brasil




4 - Clima Equatorial


Clima predominante na região da Floresta Amazônica, as temperaturas se mantêm elevadas durante quase todo o ano em decorrência da localização próxima ao Equador.


As chuvas ocorrem em grande quantidade, principalmente durante o inverno, e são formadas pela alta taxa evapotranspiração da floresta amazônica, bem como pela influência da massa de ar equatorial atlântica. Os índices pluviométricos da região chegam os 2500 mm anuais.


5 - Clima Tropical


Clima predominante no interior do Brasil, apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais por volta de 20°C e acentuada amplitude térmica diária. Possui duas estações bem definida, o inverno e verão. No verão as chuvas são abundantes e resultantes da influência da massa de ar equatorial continental. Já o inverno é seco e sofre influência da massa polar atlântica e da massa tropical continental.


7 - Clima Tropical de altitude


Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15°C e 21°C. As chuvas no verão são intensas, já no inverno há redução dos índices pluviométricos e maior influência das massas de ar polar do Atlântico Sul.


8 - Clima Tropical Atlântico (tropical úmido)


Presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico, que resulta em altos índices pluviométricos, principalmente no verão. As temperaturas são elevadas no verão, quando podem atingir até 40°C, e amenas no inverno, com médias de 20°C.  




Curiosidades


- A climatologia é o ramo da Geografia que estuda o clima e a sua relação com a sociedade.


- As mudanças climáticas estão provocando o derretimento das calotas polares e a intensificação do processo de desertificação.

 

Mapa dos climas zonais do Brasil

Climas Zonais do Brasil (Clique no mapa para ampliar) - fonte do mapa: IBGE

 

 

 

 

 


 

 

Última atualização: 17/11/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017).






Climas do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Estudos do Clima no Brasil

Autor: Zavattini, João Afonso

Editora: Alinea

Temas do livro: Climatologia, Geografia do Brasil, Meteorologia


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.