Pergunta:
Quais foram as formas de governo de Atenas Antiga?
Resposta:
Os atenienses procuraram aperfeiçoar sua forma de governo com o passar do tempo. Conheceram e aplicaram vários sistemas políticos:
- Monarquia (até o século VII a.C.) - Nesse sistema, o governo era exercido pelo rei (basileu), assistido pelo Conselho dos Nobres, conhecido como Areópago.
- Arcontado - O governo era exercido pelos proprietários das terras, que formavam uma oligarquia (poder exercido por um pequeno grupo). Os arcontes eram os altos representantes políticos.
- Tirania (século VI a.C.) - Os tiranos eram chefes políticos, que combatiam a aristocracia agrária (grandes proprietários de terras).
Esses tiranos representavam os membros das camadas inferiores da população ateniense, que tinham enriquecido através de atividades como o comércio e as manufaturas. Em geral, procuravam defender os interesses dessa nova camada da população.
Os principais tiranos atenienses foram: Pisístrato, Hípias e Hiparco.
- Democracia (século V a.C.) – A cidade de Atenas tinha sofrido profundas transformações, devido ao desenvolvimento do comércio. A antiga aristocracia proprietária de terras, combatida desde a época dos tiranos, foi substituída pela camada da população enriquecida pelo comércio marítimo.
Dessa forma, uma nova aristocracia baseada na riqueza apoderou-se dos cargos públicos, do Senado e dos tribunais.
Seu domínio político durou pouco, pois sofreu ataques das demais camadas do povo, interessadas em participar do sistema político.
As reformas que diminuíram o poder dessa aristocracia começaram com Clístenes, em 508 a.C.
Péricles, a partir de 462 a.C., aperfeiçoou o regime democrático de Atenas, estabelecendo:
- Concessão de direitos políticos a todos os cidadãos livres;
- Diminuição do poder do Areópago, que representava a aristocracia;
- Fortalecimento da Assembleia Popular, cujas decisões passaram a ter validade acima de todas as outras.
Porém, vale ressaltar que a democracia ateniense foi exclusivista. Somente podiam participar, desse sistema político, os que eram considerados cidadãos de Atenas. Mulheres, escravos e estrangeiros ficavam de fora. Apenas os homens livres, adultos e nascidos em Atenas tinham o direito de participar da democracia de Atenas.
Péricles, general, estadista e orador ateniense foi o principal responsável pelo aperfeiçoamento da democracia ateniense. |
Pergunta respondida por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.