Introdução
Na Antiguidade, a cidade-Estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Desta forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores desta sociedade.
Objetivos principais
A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.
O ensino de artes era muito valorizado na educação ateniense. |
Principais características da educação ateniense:
• Por volta dos sete anos, o menino ateniense era orientado por um pedagogo.
• Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, etc.
• As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.
• Atenas foi lar de grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, que influenciaram significativamente o sistema de educação. Suas metodologias e ensinamentos moldaram como os assuntos eram ensinados e compreendidos.
• Inicialmente, não havia escolas formais em Atenas. A educação ocorria em espaços públicos como a ágora, ginásios ou casas particulares. Com o tempo, professores profissionais e sofistas começaram a oferecer educação mais estruturada mediante pagamento.
• A partir da adolescência, os atenienses recebiam educação em moral e filosofia. Eles aprendiam sobre as virtudes da cidadania, oratória e eram encorajados a debater sobre vários temas. Esse período também envolvia estudos sob filósofos.
Escola de Atenas, obra de Rafael Sanzio: na educação de Atenas Antiga a Filosofia também era muito valorizada. Esta pintura renascentista retrata a reunião de importantes filósofos gregos. No centro da pintura aparecem os grandes filósofos Aristóteles e Platão. |
Educação das meninas
Já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência:
- SANTOS, Maria Januária Vilela. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1998.
- EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.