Economia na Primeira República

Neste período o café foi o principal produto brasileiro e a economia era agroexportadora.


Café: destaque da economia brasileira na Primeira República
Café: destaque da economia brasileira na Primeira República

 

PERGUNTA:


Quais foram as principais características da economia brasileira na Primeira República (1889-1930)?

 

RESPOSTA:

 

Introdução

 

A Primeira República é um período da história do Brasil que teve início em 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República) e foi até a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

 

As principais características da economia do Brasil na Primeira República foram:

 

- Economia agroexportadora.

 

- O principal produto agrícola era o café, que era produzido, principalmente, no interior do estado de São Paulo (região oeste e Vale do Paraíba). Havia também produção, em menor quantidade, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A produção tinha como principal destino o mercado exterior, principalmente a Europa e os Estados Unidos. Essa fase econômica ficou conhecida como Ciclo do Café.

 

- A política econômica do governo federal era voltada para o favorecimento das oligarquias rurais (grandes fazendeiros).

 

- A indústria brasileira estava em lento processo de desenvolvimento. Ela se concentrava, principalmente, na cidade de São Paulo. O destaque era a indústria têxtil. A indústria estava se desenvolvendo com investimentos de parte dos produtores de café.

 

- Não região Norte do Brasil houve um significativo desenvolvimento da produção de borracha, principalmente no estado do Amazonas. Este período ficou conhecido como Ciclo da Borracha e foi do final do século XIX até a primeira década do século XX.

 

- Nesse período, também se destacou a produção de cacau no Nordeste brasileiro, principalmente no estado da Bahia.

 

- Na Primeira República, a classe econômica dominante era composta por ricos fazendeiros, principalmente da região Sudeste do Brasil. Essa classe social também possuía poder político.

 

-  A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impactou significativamente a economia brasileira. Como os países europeus, que estavam em guerra, pararam de exportar industrializados, o Brasil precisou buscar alternativas. A principal foi a política de substituição de exportações. Ou seja, começou a produzir em território nacional o que antes era comprado do exterior (principalmente bens de consumo). Isso fez com que a indústria brasileira começasse a produzir mais, além de se diversificar.

 

- A Primeira Guerra causou também forte impacto na cafeicultura brasileira. EUA e países europeus passaram a diminuir a compra do café do Brasil, fazendo com que o preço do produto caísse significativamente (nos mercados interno e externo). Para ajudar os cafeicultores, o governos estaduais e federal compravam os excedentes do produto e os estocava ou queimava. Assim, diminuía a quantidade de café no mercado e o preço subia. Essa política ficou conhecida como “Convênio de Taubaté” (1906) e “Política de Valorização do Café”.

 

- Houve também, nesse período, o aumento da imigração para ao Brasil, principalmente de europeus (italianos, espanhóis e alemães) e japoneses. Uma parte, principalmente de italianos, foi trabalhar nas indústrias de São Paulo. Mas a maioria dos imigrantes foi atuar como mão de obra na zona rural, principalmente nas fazendas do Sudeste e do Sul do Brasil.


Colheita do café na Primeira República

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Colheita do café: produto foi o foco da economia brasileira na Primeira República.

 

 

 

 

________________________

Pergunta respondida por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
em 03/08/2020






Economia na Primeira República Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República – da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016.

 

- CARONE, Edgard. A Primeira República (1889-1930): texto e contexto. São Paulo: Difel, 1969.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.