Contexto histórico do Renascimento

Antecedentes, contextos político, social, econômico e cultural, resumo, época do Renascimento, transição


O crescimento das cidades esteve ligado ao surgimento do Renascimento
O crescimento das cidades esteve ligado ao surgimento do Renascimento

 

Introdução

 

O Renascimento Cultural, que ocorreu na Europa entre os séculos XV e XVI, teve seu surgimento e desenvolvimento ligados a uma série de transformações sociais, políticas e econômicas, iniciadas no final da Idade Média.

 

Contexto histórico do surgimento e desenvolvimento do Renascimento:

 

Contexto político e econômico

 

Nos campos político e econômico, podemos citar a desintegração do sistema feudal, que teve início no século XII e se completou no século XV. O enfraquecimento dos senhores feudais favoreceu o fortalecimento do poder dos reis e o surgimento das Monarquias Nacionais, no século XV.

 

Neste sentido, os reis deram liberdade econômica e comercial à nova e emergente burguesia. Este fato favoreceu o surgimento dos burgos e o crescimento das cidades em várias regiões da Europa.

 

A união entre os reis e a burguesia favoreceu também a busca por matérias-primas, novas rotas comerciais e metais preciosos. Neste contexto, ocorreram as Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XVI e XVII e a colonização e exploração da América, da África e regiões da Ásia.

 

Contexto social

 

A desintegração dos feudos favoreceu o êxodo rural em várias regiões da Europa. Muitos servos deixaram e campo e partiram para as cidades. Nos séculos XIV e XV, ocorreu um grande desenvolvimento urbano da Europa. Este período ficou conhecido como Renascimento Urbano. As cidades renascentistas eram dinâmicas e com grande desenvolvimento cultural e social. Burgueses (nova classe social), nobres, artistas, artesãos e trabalhadores de diversas áreas povoavam essas cidades.

 

No período do Renascimento, houve também a diminuição do poder da Igreja Católica, que teve sua influência, na sociedade europeia, muito reduzida. Esse processo se concretizou no movimento de contestação, que desencadeou, no século XVI, nas Reformas Religiosas.

 

Contexto Cultural e Científico

 

Uma das principais características do período renascentista, no âmbito cultural, foi a valorização e intenção de resgatar os valores artísticos da antiguidade clássica (Grécia e Roma antigas).

 

Na passagem do teocentrismo medieval para o antropocentrismo renascentista, a religião deixando a exclusividade para dar espaço para a valorização do homem (Humanismo). O desenvolvimento científico foi uma das marcas desse período. Nesse contexto ocorreu o Renascimento Científico.

 

 

Última revisão: 10/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Contexto histórico do Renascimento Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.