O que é
O Protestantismo é um movimento religioso cristão, que surgiu na Europa no século XVI, a partir da Reforma Protestante.
Surgimento (origem)
Portanto, o ponto inicial do Protestantismo foi a Reforma Luterana, iniciada pelo teólogo Martinho Lutero e a Reforma Calvinista, proposta por João Calvino.
Estes dois religiosos contestaram (protestaram, dai a origem do nome) vários dogmas e crenças da Igreja Católica, que monopolizava a fé até então, e fundaram novas igrejas. Nos séculos seguintes, várias outras igrejas surgiram a partir destes movimentos.
Crenças e princípios comuns e características do Protestantismo:
• Não veneram santos, como ocorre na Igreja Católica.
• Não seguem a autoridade papal, nem aceitam a infalibilidade do bispo de Roma.
• Cada uma possui uma hierarquia e forma de organização próprias.
• Não seguem o celibato clerical. Os pastores podem se casar e constituir famílias.
• Em geral, os cultos protestantes dão muita ênfase ao sermão, ou pregação da Bíblia, em contraste com a missa católica, que gira em torno do sacramento da Eucaristia.
• A maioria das igrejas protestantes aceita o divórcio.
• Outra crença significativa é o conceito de "sola scriptura" ou "somente a Escritura", que coloca a Bíblia como a autoridade máxima em questões de fé e prática,
• Não há confissão dos pecados ao sacerdote, como acontece na Igreja Católica.
• A maioria das igrejas protestantes reconhece apenas dois sacramentos: o Batismo e a Ceia do Senhor (Eucaristia ou Comunhão)
• Não há missas, mas sim cultos.
Bíblia traduzida por Lutero: um dos principais símbolos do início do protestantismo. |
Principais Igrejas Protestantes no Brasil
Igrejas Protestantes Históricas:
1. Igreja Calvinista: fundada por Calvino no século XVI. Tem como princípios fundamentais a crença na salvação pela graça de Deus e pela fé. São fiéis aos textos da Bíblia. Acreditam também na existência de uma lista dos eleitos (predestinados à salvação) feita por Deus.
2. Igreja Luterana: fundada por Martinho Lutero, na Alemanha, no século XVI. Acreditam na salvação pela fé e pela graça divina. Admitem apenas a Bíblia como base do Cristianismo. A liturgia possui semelhanças com a da Igreja Católica.
3. Igreja Anglicana: fundada no século XVI pelo rei inglês Henrique VIII. Creem única e exclusivamente na autoridade bíblica. Possuem algumas semelhanças com a Igreja Católica como, por exemplo, presença de bispo e arcebispo na estrutura organizacional e a comemoração de dias de santos.
4. Igreja Metodista: fundada no século XVIII pelos irmãos Wesley. Surgiu como dissidência da Igreja Anglicana. Creem na relação direta entre fiéis e Jesus Cristo e na piedade pessoal.
5. Igreja Batista: fundada na Europa, no século XVII. Existem várias denominações batistas espalhadas pelo mundo, porém, grande parte delas possui uma teologia próxima do Calvinismo. O batismo só pode ser feito em adultos e por imersão. Defendem a liberdade de consciência, autonomia das igrejas e separação entre a Igreja e o Estado.
Igrejas Protestantes Pentecostais:
São igrejas que surgiram nos Estados Unidos no início do século XX. A crença em dons espirituais, batismo no Espírito Santo e no movimento de reavivamento são características comuns a muitas denominações pentecostais. Já a teologia da prosperidade é específica das igrejas neopentecostais.
Exemplos de Igrejas Pentecostais Tradicionais:
- Congregação Cristã do Brasil
- Assembleia de Deus
- Igreja do Evangelho Quadrangular
- O Brasil para Cristo
- Igreja Pentecostal Internacional de Santidade
Exemplos de Igrejas Neopentecostais no Brasil:
- Igreja Universal do Reino de Deus
- Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
- Igreja Mundial do Poder de Deus
- Igreja Batista Nova Jerusalém
- Igreja Renascer em Cristo
- Igreja Cristo Vivo
- Igreja Internacional da Graça de Deus
- Igreja Apostólica Fonte da Vida
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Vídeo indicado no YouTube:
O que é o Protestantismo? No que eles acreditam? - Canal Curiosidade Histórica