Dados e Informações sobre o francês
A Língua Francesa é falada em mais de 30 países, a qual é oficial nas agências ONU (Organização das Nações Unidas) e em várias outras organizações internacionais. Além do mais, ela conta com cerca de 137 milhões de falantes nativos e mais de 500 milhões que a falam como segunda língua no mundo. Contudo, a Língua Francesa é uma das mais ensinadas no mundo, perdendo apenas para o Inglês. Aproximadamente, 210 milhões de pessoas aprendem, atualmente, o francês como idioma estrangeiro. De acordo com dados de 2022, o francês era a 6ª língua mais falada no mundo.
Origem e história da língua francesa
Antigamente, no território francês, eram falados muitos dialetos, assim como também ocorreu em muitas línguas. No entanto, a língua a qual se firmou em torno da França foi Île-de-France, que era uma região próxima de Paris, tornando-se o que era conhecido como franciano, onde logo depois fora consagrada como a Língua Francesa, ou seja, o conhecido francês.
Existem vários documentos e registros históricos de diferentes linhas dessa língua: francês antigo, francês médio e posteriormente o francês moderno que percorre até os dias atuais. É importante dizer também que a Língua Francesa deriva do latim, que era falado no Império Romano. Porém, vale destacar que muitas palavras do vocabulário francês têm origem no latim, mas também na linguagem românica.
É importante destacar que a França foi um dos principais países, que promoveram a política do neocolonialismo da segunda metade do século XIX. Várias regiões da Ásia e, principalmente, da África foram colonizadas pelos franceses. A língua, assim como vários aspectos culturais, foram implantados em território africano. Isto explica o fato de muitos países africanos falarem o francês e a possuírem como língua oficial.
Rei Francisco I da França: tornou o francês a língua oficial do Reino da França em 1539. |
Países onde a Língua Francesa é falada atualmente:
- França
- República Democrática do Congo
- Canadá
- Madagáscar
- Costa do Marfim
- Guiné
- Guiné Equatorial
- Camarões
- Mônaco
- Burkina Faso
- Mali
- Senegal
- Bélgica
- Ruanda
- Haiti
- Suíça
- Burundi
- Togo
- República Centro-Africana
- Gabão
- Comores
- Djibouti
- Líbano
- Luxemburgo
- Guadalupe
- Martinica
- Vanuatu
- Seychelles
Assim como em outras culturas, a Língua Francesa é a principal segunda língua utilizada pelos habitantes nos seguintes países:
- Argélia
- Tunísia
- Maurícia
- Marrocos
- Mauritânia
Vale ressaltar ainda que, no Canadá, as línguas francesa e inglesa são oficiais no país. Isso faz com que todos os produtos, atas do parlamento e serviços sejam oferecidos nas duas línguas oficiais.
Como sempre existiu grande diversidade regional e cultural na França, foram se formando vários dialetos (variantes da língua) desde a Idade Média. Até os dias atuais estes dialetos existem e são encontrados em território francês, em áreas próximas à França, ou territórios colonizados pelos franceses na segunda metade do século XIX.
Exemplos de dialetos franceses:
- Francês belga
- Francês suíço
- Francês quebequense (dialeto francês falado na província canadense de Québec).
- Francês acadiano
- Francês cajun (dialeto francês falado no estado da Louisiana, sul dos EUA).
- Francês parisiense
- Francês marselhês
Qual a importância de aprender francês na atualidade?
• O francês é falado em muitos países, em diferentes continentes, incluindo França, partes do Canadá, Bélgica, Suíça e várias nações africanas. Saber francês pode enriquecer grandemente as experiências de viagem nessas regiões, permitindo uma imersão cultural mais profunda, facilitando a navegação e possibilitando interações mais significativas com os locais.
• Proficiência em francês pode ser um ativo significativo em várias áreas profissionais, como negócios internacionais, diplomacia, academia e turismo. Muitas empresas multinacionais e organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e a União Europeia, usam o francês como uma língua de trabalho.
• O francês é a língua de muitos autores, filósofos e artistas renomados. Aprender francês abre o acesso a uma riqueza de literatura, cinema, música e arte em sua língua original, permitindo um entendimento mais autêntico e matizado.
• O francês é uma língua importante na academia. Ter proficiência em francês pode proporcionar acesso a instituições educacionais prestigiadas na França e em outros países francófonos. Além disso, pode ser benéfico para a pesquisa, já que muitos trabalhos acadêmicos significativos, especialmente nas humanidades e ciências sociais, são publicados em francês.
Curiosidades
- A Língua Francesa é bastante semelhante as línguas românicas, o que quer dizer que ela parece muito com as línguas que são originárias da américa latina (espanhol e português).
- A Língua Francesa é flexionada.
- Alguns verbos são indicados segundo seus verbos auxiliares.
- Assim como a consoante “M” é nasal na nossa língua portuguesa falada no Brasil, na Língua Francesa também é.
- Mais um dado curioso em relação à Língua Francesa é que ela já foi muito utilizada na diplomacia para assuntos internacionais. Isso ocorreu, principalmente, no século XIX. No século XX, este posto foi sendo tomado pela língua inglesa.
Vídeo indicado no YouTube:
DE ONDE VEM A LÍNGUA FRANCESA? QUAL SUA ORIGEM? - Canal Mais História