Língua Inglesa

Dados, origem, curiosidades, países de língua inglesa, origem do inglês, informações


Inglês: a língua mais universal do mundo
Inglês: a língua mais universal do mundo

 

Introdução

 

A língua inglesa, ou o inglês, como é denominado popularmente, é uma linguagem proveniente do ocidente germânico. A língua foi sendo formada a partir de dialetos levados até a Grã-Bretanha pelos colonos germânicos. Assim como na grande maioria das línguas, o inglês também teve seus momentos. Havia, portanto, o inglês antigo, que posteriormente foi transformado em duas vertentes: uma por falantes germânicos setentrional, e a outra por falantes do normando antigo. Essas duas vertentes facilitaram a transformação da língua inglesa em uma linguagem mais flexível a aceitação de novas palavras de outras línguas.

 

Contudo, após esses acontecimentos, surgiu o inglês médio e posterior a este, o inglês moderno que inclusive pode ser encontrado nas obras de William Shakespeare, considerado o maior escritor inglês e o melhor dramaturgo da história.

 

Em números, o idioma Inglês conta, aproximadamente, com 380 milhões de falantes como primeira língua. Embora existam pesquisas que mostrem que a língua é a terceira maior em falantes nativos. A estimativa é superada quando computamos o idioma a falantes nativos ou não, já que os falantes não nativos são em média 470 milhões de pessoas no mundo.

 

 

Origem do inglês

 

Na história da língua inglesa há registros de que ela fora formada devido a fusão de duas línguas e de vários outros dialetos. Há um grande número de palavras no inglês que foram formadas a partir do latim, tendo em vista que este mesmo idioma foi a língua oficial da Europa e da Igreja Cristã durante muito tempo. O idioma sofreu fortes influências da língua nórdica antiga, que era a língua falada nas regiões colonizadas pelos viquingues, os quais invadiram o território inglês por volta dos séculos VIII e IX.

 

O inglês é uma língua que conta com um vocabulário muito extenso, pois foi se formando a partir de assimilações de outras línguas, incluindo as línguas europeias, as de origem africanas e várias outras ao redor do mundo.

 

Principais países onde o inglês é a língua oficial e de fato:

 

- Estados Unidos (de fato)

 

- Reino Unido

 

- Canadá

 

- Austrália (de fato)

 

- Nigéria

 

- Irlanda

 

- África do Sul

 

- Nova Zelândia (de fato)

 

- Filipinas

 

- Jamaica

 

- Guiana

 

- Índia

 

- Ruanda

 

Curiosidades

 

- Apesar de os Estados Unidos ser o país que mais abriga falantes nativos da língua inglesa, ela não é língua oficial por lá, pois ao contrário do Brasil, não há leis que regem o Inglês como idioma oficial dos Estados Unidos.

 

- O inglês moderno, ou seja, o falado até os dias atuais, é tido como a primeira língua mundial, sendo assim, uma língua que é falada internacionalmente.

 

- Assim como várias outras línguas, o alfabeto inglês é escrito em latino.

 

- O inglês é a língua estrangeira mais ensinada no mundo como segunda língua.

 

- Entres os países que o inglês é falado como segunda língua, a Índia concentra a maior parte desses falantes.

 

 






Língua Inglesa Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Uma História crítica da língua inglesa

Autor: Lima, Luciano Rodrigues

Editora: Pontes

Ano: 2016

Temas do livro: História do Inglês, linguística


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.