Língua Inglesa

A língua inglesa originou-se do anglo-saxão, um grupo de dialetos germânicos falados pelos anglos, saxões e jutos na Inglaterra medieval, e evoluiu ao longo dos séculos através de influências normandas e latinas.


Inglês: a língua mais universal do mundo
Inglês: a língua mais universal do mundo

 

Introdução

 

A língua inglesa, ou o inglês, como é denominado popularmente, é uma linguagem proveniente do ocidente germânico. A língua foi sendo formada a partir de dialetos levados até a Grã-Bretanha pelos colonos germânicos. Assim como na grande maioria das línguas, o inglês também teve seus momentos. Havia, portanto, o inglês antigo, que posteriormente foi transformado em duas vertentes: uma por falantes germânicos setentrionais, e a outra por falantes do normando antigo. Essas duas vertentes facilitaram a transformação da língua inglesa em uma linguagem mais flexível a aceitação de novas palavras de outras línguas.

 

Contudo, após esses acontecimentos, surgiu o inglês médio e posterior a este, o inglês moderno, que inclusive pode ser encontrado nas obras de William Shakespeare, considerado o maior escritor inglês e o melhor dramaturgo da história.

 

Em números, o idioma inglês conta, aproximadamente, com 385 milhões de falantes como primeira língua. Embora existam pesquisas que mostrem que a língua é a terceira maior em falantes nativos. A estimativa é superada quando computamos o idioma a falantes nativos ou não, já que os falantes não nativos são em média 475 milhões de pessoas no mundo.

 

Origem do inglês

 

Na história da língua inglesa há registros de que ela fora formada devido à fusão de duas línguas e de vários outros dialetos. Há um grande número de palavras no inglês que foram formadas a partir do latim, tendo em vista que este mesmo idioma foi a língua oficial da Europa e da Igreja Cristã durante muito tempo. O idioma sofreu fortes influências da língua nórdica antiga, que era a língua falada nas regiões colonizadas pelos viquingues, os quais invadiram o território inglês por volta dos séculos VIII e IX.

 

O inglês é uma língua que conta com um vocabulário muito extenso, pois foi se formando a partir de assimilações de outras línguas, incluindo as línguas europeias, as de origem africanas e várias outras ao redor do mundo.


Principais países onde o inglês é a língua oficial e de fato:

 

- Estados Unidos (de fato)

 

- Reino Unido

 

- Canadá

 

- Austrália (de fato)

 

- Nigéria

 

- Irlanda

 

- África do Sul

 

- Nova Zelândia (de fato)

 

- Filipinas

 

- Jamaica

 

- Guiana

 

- Índia

 

- Ruanda



Curiosidades

 

- Apesar de os Estados Unidos ser o país que mais abriga falantes nativos da língua inglesa, ela não é língua oficial por lá, pois ao contrário do Brasil, não há leis que regem o inglês como idioma oficial dos Estados Unidos.

 

- O inglês moderno, ou seja, o falado até os dias atuais, é tido como a primeira língua mundial, sendo assim, uma língua que é falada internacionalmente.

 

- Assim como várias outras línguas, o alfabeto inglês é escrito em latino.

 

- O inglês é a língua estrangeira mais ensinada no mundo como segunda língua.

 

- Entres os países que o inglês é falado como segunda língua, a Índia concentra a maior parte desses falantes.

 

Lousa com palavras escritas em inglês

Língua Inglesa: uma das mais faladas no mundo.

 

Qual a importância de aprender a escrever e falar em inglês na atualidade?

 

 

1. Comunicação Global: o inglês é frequentemente considerado uma língua franca global. É a língua mais falada e escrita em contextos internacionais, incluindo negócios, diplomacia, ciência e tecnologia. Esse uso generalizado torna o inglês uma língua chave para comunicação e colaboração internacionais.


2. Acesso à Informação: uma parcela significativa do conteúdo digital mundial, incluindo sites, periódicos acadêmicos e mídia, está em inglês. A proficiência em inglês permite que indivíduos acessem uma vasta gama de informações e recursos educacionais que poderiam ser inacessíveis de outra forma.


3. Oportunidades de Carreira: a proficiência em inglês é uma habilidade valiosa no mercado de trabalho global. Muitas corporações multinacionais e organizações internacionais usam o inglês como sua língua de trabalho. Ser capaz de se comunicar efetivamente em inglês pode abrir oportunidades de emprego e avanços na carreira, especialmente em campos como negócios, tecnologia, ciência e turismo.


4. Oportunidades Educacionais: muitas das principais universidades e instituições educacionais do mundo estão localizadas em países de língua inglesa, ou oferecem programas em inglês. A competência em inglês pode ser essencial para aqueles que buscam educação superior ou oportunidades de pesquisa nessas instituições.


5. Troca Cultural:
o inglês é a língua de muitas culturas influentes e é proeminente em música, filmes, literatura e outras formas de entretenimento. A fluência em inglês pode aprimorar a compreensão e o prazer cultural, permitindo que indivíduos vivenciem essas obras em sua língua original.


6. Viagens e Interação Social: o inglês é uma língua útil para viajantes, pois é comumente falado como segunda língua em muitos países. Isso facilita a navegação, comunicação e interação com pessoas de diferentes origens durante as viagens.

 

Ilustração de um professor dando uma aula de inglês

O aprendizado da língua inglesa é de grande importância e valor na atualidade.

 





Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

LIMA, Luciano Rodrigues. Uma História crítica da língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

 

OS ANGLO-SAXÕES E A ORIGEM DA LÍNGUA INGLESA || VOGALIZANDO A HISTÓRIA

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.