Introdução
A França está localizada no extremo ocidental da Europa continental, e faz fronteira com o oeste do oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo, no sul. Por muitos séculos, o território era apenas uma entidade geográfica designada pelo nome de Gália, tendo conhecido períodos de unidade política em grupos maiores (como o Império Romano e o Império Carolíngio). Como nação, só começou a existir mesmo no século XII.
Antiguidade
Há evidências da presença humana no território francês no Paleolítico Superior. Entre os séculos VI e III a.C., as colônias gregas se estabelecem ao sul, seguidos pelos povos celtas. Conquistada por Júlio César no século I a.C., a Gália sofreu a investida de bárbaros até o quinto século, quando o líder franco Clóvis se converteu ao cristianismo e unificou o reino dos francos. Ele foi grandemente ampliado por Pepino, o Breve, e seu filho Carlos Magno, tornando-se o imenso império carolíngio.
Idade Média e Renascimento
O Império Carolíngio entrará em colapso após a morte de Carlos Magno e de seus netos, que compartilhavam o reino. A monarquia torna-se hereditária com Hugo Capeto, e os capetos reinarão por mais de oitocentos anos, atingindo seu auge no século XIII. Os séculos XIV e XV serão um tempo de crise (Guerra dos Cem Anos, peste-negra, insurreições). Francisco I e seu filho Henrique II fortalecem a unidade do reino e o poder real, mas o século XVI é perturbado pelas guerras religiosas. Posteriormente, Luís XIII e Luís XIV afirmam o poder da França por meio de conquistas territoriais.
Hugo Capeto: rei dos francos |
A Revolução Francesa
As convulsões econômicas e sociais levarão Luís XVI a convocar os Estados Gerais em 1788, conduzindo a França à Revolução. Os privilégios são abolidos em 4 de agosto de 1789, a república fundada em 1792 e a França revolucionária adentra em vários anos de guerra e conflitos internos, que levarão à tomada do poder por parte de Napoleão Bonaparte em 1799.
Napoleão Bonaparte: um dos principais personagens históricos da França. |
O século XIX
Apesar de todas as conquistas, Napoleão vê seu reinado declinar rapidamente, sendo derrotado em Waterloo, em 1815. Seguiu-se então uma série de reformas e revoluções, como a reforma constitucional sob Luís XVIII e Carlos X, o movimento revolucionário sob Luís Filipe, a revolução de 1848, a Segunda República, o Segundo Império de Luís Napoleão Bonaparte, e a Terceira República, instituída após a derrota para a Alemanha em 1870.
O século XX
Durante a Terceira República ocorre a Primeira Guerra Mundial, que fará mais de 1,4 milhão de vítimas francesas e terminou em 1918 com a derrota da Alemanha e a assinatura do Tratado de Versalhes. A França procura se recuperar da guerra e é duramente atingida pela crise dos anos de 1930, que levará ao poder a frente popular em 1936.
A Alemanha, no entanto, declara guerra à França em setembro de 1939, que capitula em junho de 1940, levando ao poder o Regime de Vichy. O desembarque americano em 6 de junho de 1944 marcou o início de sua libertação, que ocorre efetivamente em 8 de maio de 1945. Depois, o general De Gaulle toma a direção da Quarta República e o país entra em um período de prosperidade econômica. Em 1958, diante de uma grave crise política relacionada à guerra argelina, uma nova constituição é adotada: tem início a Quinta República.
Em 1968, após a crise estudantil e social de maio, o general De Gaulle renuncia e cede o lugar a Georges Pompidou. Em 1974, Valéry Giscard D’Estaing torna-se presidente, e o país é atingido por uma grave crise econômica. Em 1981, o socialista François Mitterand é eleito e permanece no poder até 1995, quando Jacques Chirac assume o poder. Ele é substituído por Nicolas Sarkozy em 2007, que por sua vez é substituído por François Hollande em 2012. O presidente atual é Emmanuel Macron, que assumiu o governo em maio de 2017.
Queda da Bastilha (1789) no início da Revolução Francesa: um dos principais momentos da História da França. |
Dez Importantes personagens históricos da França:
1. Carlos Magno (742-814): rei dos Francos e Lombardos e Imperador dos Romanos, Carlos Magno teve um papel crucial na formação da Europa medieval através de conquistas militares e reformas culturais.
2. Joana d'Arc (1412-1431): heroína nacional da França e santa católica, liderou o exército francês em várias vitórias importantes durante a Guerra dos Cem Anos, alterando significativamente o curso do conflito.
3. Luís XIV (1638-1715): conhecido como o "Rei Sol", foi um monarca da Casa de Bourbon que reinou como Rei da França. Seu governo é conhecido pela expansão da influência francesa na Europa e pelo desenvolvimento de uma monarquia absoluta.
4. Napoleão Bonaparte (1769-1821): líder militar e imperador, Napoleão mudou drasticamente a paisagem política europeia através de suas façanhas militares e reformas legais (Código Napoleônico).
5. Voltaire (1694-1778): escritor, filósofo e figura chave do Iluminismo, conhecido por sua defesa das liberdades civis, liberdade religiosa e livre comércio.
6. Louis Pasteur (1822-1895): cientista renomado famoso por suas descobertas nas áreas de microbiologia e imunologia, incluindo o desenvolvimento das primeiras vacinas contra raiva e antraz.
7. Marie Curie (1867-1934): física e química, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e permanece a única pessoa a ganhar Prêmios Nobel em dois campos científicos diferentes (Física e Química).
8. Charles de Gaulle (1890-1970): oficial militar e estadista, de Gaulle liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde fundou a Quinta República Francesa, servindo como seu primeiro Presidente.
9. Henrique IV (1553-1610): rei da França e Navarra, conhecido por seus esforços para acabar com as Guerras de Religião na França e promulgar o Edito de Nantes, que concedeu direitos aos huguenotes.
10. Joana d'Albret (1528-1572): rainha de Navarra e líder chave no movimento huguenote francês, teve um papel significativo nas Guerras de Religião e foi mãe do rei Henrique IV da França.
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
História concisa da França (volumes I e II)
Autor: Goubert, Pierre
Editora: Europa-América