História da Espanha

Resumo sobre a História da Espanha, períodos históricos mais importantes como Antiguidade, Idade Média e século XX.


Descobrimento da América (1492): um dos principais momentos da história da Espanha.
Descobrimento da América (1492): um dos principais momentos da história da Espanha.

 

Breve História da Espanha



Antiguidade


Os primeiros ocupantes da Espanha foram os ibéricos, povo líbio do sul. Mais tarde vieram os celtas, povo tipicamente ariano, e de sua fusão surgiram os celtiberos. Atraídos pela mineração, os fenícios fundaram uma série de postos comerciais ao longo de sua costa e, em sua luta contra os gregos, convocaram os cartagineses, que, sob as ordens de Amílcar Barca, tomaram posse da maior parte da Espanha. Nessa época, teve início a Segunda Guerra Púnica, da qual os romanos saíram vencedores. Cipião, o Africano, subjugou e romanizou completamente a península, que veio a produzir escritores da estatura de Sêneca e Lucano e eminentes imperadores, como Trajano e Adriano.



Idade Média


Após a queda do Império Romano, os suevos, vândalos e alanos entraram no território, mas foram derrotados pelos visigodos que, no final do século VI, ocuparam praticamente toda a península. No início do século VIII os árabes entraram pelo sul e conquistaram o país rapidamente. O período de influência muçulmana é dividido em Emirado (711 a 756), Califado (756-1031) e os Reinos de Taifas (1031 a 1492).


Em 1469, o casamento dos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, uniu os dois reinos e deu início a um período de crescente sucesso para a Espanha: Granada foi conquistada e, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América; as ilhas Canárias foram anexadas em 1495, e a hegemonia da Espanha no Mediterrâneo foi afirmada com a conquista do Reino de Nápoles.


Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os reis católicos da Espanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os reis católicos da Espanha: expulsão dos árabes da Península Ibérica.



Renascença e Século XIX


Os séculos XVI e XVII testemunharam a construção e o apogeu do império espanhol. A guerra de sucessão à coroa espanhola (1701-1714) marcou o fim da dinastia dos Habsburgos e a chegada dos Bourbons. O Tratado de Utrecht, em 1713, formalizou a ocupação britânica de Gibraltar e, em 1808, José Bonaparte foi instalado no trono espanhol, após a invasão napoleônica. Em 1873, o breve reinado de Amadeo de Saboia terminou com sua abdicação, e a Primeira República foi proclamada. A monarquia foi restaurada, todavia, em 1875, e Afonso XII proclamado rei da Espanha. Ele foi sucedido em 1886 por seu filho Alfonso XIII. Antes disso, uma breve guerra com os Estados Unidos resultou na perda de Cuba, Porto Rico e Filipinas, em 1898, completando a dissolução do império ultramarino espanhol.



Século XX


Nas eleições de 1931 todos os candidatos que apoiavam a Monarquia foram derrotados. Como resultado, Alfonso XIII deixou a Espanha e a Segunda República foi estabelecida. Ao longo de cinco anos, a Espanha foi tomada por todo tipo de conflitos políticos, econômicos e sociais e em 1936 eclodiu uma guerra civil que durou três anos.


Em outubro de 1936, o general Franco assumiu como chefe de Estado e comandante-em-chefe das Forças Armadas, dando início a uma ditadura de quarenta anos, durante o qual a vida política do país foi caracterizada pela ilegalidade de todos os partidos políticos, com exceção do Movimento Nacional. Franco morreu em 1975, e a monarquia foi novamente restaurada com a ascensão ao trono de Juan Carlos I. Uma importante política de descentralização foi estabelecida, promovendo um grande grau de independência a certas comunidades autônomas (Galiza, Catalunha, País Basco). Felipe VI de Espanha é rei desde 2014.

 

 

Última revisão: 06/10/2019
___________________________________

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 


Fontes de pesquisa:


https://www.larousse.fr/encyclopedie/divers/
Espagne_histoire/185450


https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Spain


http://www.localhistories.org/spain.html






História da Espanha Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

História Concisa da Espanha

Autor: Phillips, Jr., William D.

Editora: Edipro

Ano: 2015

Temas do livro: História Geral, Períodos da história espanhola, fatos e personagens


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.