Definição de Cultura e manifestações culturais

A cultura está relacionada a varios aspectos da vida dos seres humanos.


Cultura: importante para o desenvolvimento da humanidade
Cultura: importante para o desenvolvimento da humanidade

 

Definição de cultura

 

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo, grupo social ou civilização.



Exemplos de atividades e manifestações culturais:

 

Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, folclore, festas populares, tradições, etc.



Só os seres humanos produzem cultura

 

Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

 

Todos os povos produzem cultura e nenhuma é superior em relação a outra. As culturas são apenas diferentes.

 

 

Exemplos de tipos de cultura:

 

Cultura Material: refere-se aos objetos físicos, recursos e espaços que as pessoas usam para definir sua cultura. Isso inclui casas, bairros, cidades, escolas, igrejas, sinagogas, templos, estátuas, obras de arte, ferramentas e outros itens tangíveis.


Cultura Não Material: abrange os elementos culturais não físicos que incluem crenças, normas, valores, costumes, práticas, rituais, linguagem, símbolos e outros elementos que ajudam a moldar e caracterizar uma sociedade.


Cultura Pop: abreviação de "cultura popular", refere-se a ideias, atitudes, imagens e outros fenômenos dentro do mainstream de uma determinada cultura, especialmente a cultura ocidental do início a meados do século XX e a emergente mainstream global do final do século XX e início do século XXI.


Subcultura: refere-se à cultura de um subgrupo de pessoas que fazem parte de um grupo cultural maior, mas possuem atributos culturais distintos em certas facetas, como crenças, valores, costumes ou idioma. Os exemplos incluem subculturas juvenis como punks ou góticos, ou subculturas ocupacionais como militares.


Contracultura: é um tipo de subcultura, pois as contraculturas mantêm valores e normas que se opõem aos da cultura dominante. Exemplos incluem o movimento hippie da década de 1960 ou o estilo de vida nômade digital moderno.


Alta Cultura: refere-se ao conjunto de produtos culturais, principalmente nas artes, mais apreciados por uma cultura. Isso pode incluir música clássica, artes plásticas, literatura, filosofia e outras formas que muitas vezes requerem alguma consideração intelectual para serem apreciadas.


Cultura Folclórica: são costumes tradicionais, crenças de uma família, povo ou grupo social. A cultura folclórica geralmente abrange literatura folclórica, música folclórica, danças folclóricas, arte folclórica e artesanato folclórico.


Cultura Digital: é um tipo de cultura contemporânea que surgiu com o advento da tecnologia digital. Abrange comunicações digitais (como mídias sociais), comunidades online, artes digitais e tendências e memes da Internet.

 

 

Você sabia?

 

- É comemorado em 5 de novembro o Dia Nacional da Cultura.

 

- A cultura brasileira foi formada ao longo dos séculos (desde o início da colonização no começo do XVI), pela mistura da cultura portuguesa com a indígena e a africana. Tempos depois, nos séculos XIX e XX, nosso país recebeu a influência cultural dos imigrantes italianos, espanhóis, alemães, árabes, japoneses, chineses, entre outros.

 

- No Brasil, existe um ministério do governo federal destinado à cultura. Ele é conhecido pela sigla MinC (Ministério da Cultura). Ele é o responsável pelas políticas culturais, cuidados com o patrimônio histórico e cultural, funcionamento e manutenção de bibliotecas federais, desenvolvimento de ações culturais (cinema, teatro, dança, etc.) e muito mais.

 

- De acordo com o Dicionário Houaiss, cultura é o "conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, etc. que distinguem um grupo social" (Dicionário Eletrônico Houaiss, 2009).

 

Mulher dançando vestida com fantasia

Dança e festa popular: exemplos de manifestações culturais.

 

 

Mulher em um museu olhando para pinturas

Artes Plásticas (pintura e escultura) também são exemplos de manifestações culturais de um povo.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Cultura brasileira - figuras da alteridade

Autor: Souza, Eliana Maria de Melo

Editora: Hucitec

 

Fonte de pesquisa do artigo:

 

NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]:Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.