Cultura Italiana

Conheça os principais aspectos da cultura da Itália: costumes, moda, música, cinema, religião e artes.


Dança popular italiana
Dança popular italiana

 

Introdução 


Conhecer a cultura italiana é importante para nós brasileiros, pois muitos imigrantes da Itália chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e começo do século XX. Estes imigrantes trouxeram a cultura italiana para, principalmente, as regiões sul e sudeste do Brasil.



PRINCIPAIS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ITALIANA


 

1. Língua Italiana


A língua italiana tem sua origem no latim, língua oficial do Império Romano. Porém, vale ressaltar que existem vários dialetos na Itália como, por exemplo, o sardo, o napolitano e o toscano. A língua italiana foi de fato oficializada com o processo de unificação do país em 1861 e a formação do Estado-Nação.



2. Música


A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini, Vivaldi e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico italiano fazem muito sucesso dentro e fora do país. Outro grande destaque da música italiana recente foi o cantor de ópera italiano Luciano Pavarotti (1935-2007). Um dos principais aspectos da música italiana é a presença do romantismo e do sentimentalismo.

 

 

3. Artes


A Itália é repleta de museus de arte. As artes romana e renascentista se destacam no país. Podemos dizer que a arte italiana influenciou vários artistas e estilos artísticos durante a história. O grande momento das artes plásticas italiana ocorreu entre os séculos XV e XVI com o movimento conhecido como Renascimento Cultural.

 

 

4. Culinária


A culinária italiana é famosa e se espalha pelos quatro cantos do mundo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza também é uma marca registrada da culinária italiana. Os molhos, principalmente os que usam o tomate, também são destaques, pois usam temperos diversos e enriquecem o sabor de outros pratos. No geral, os italianos gostam muito de cozinhar utilizando ingredientes e temperos frescos (de preferência comprados no mesmo dia).

 

Lasanha e macarronada

Lasanha e macarronada: dois pratos típicos da culinária italiana.

 

 

5. O futebol


O futebol, chamado de cálcio na Itália, é o principal esporte do país. Os italianos são considerados torcedores apaixonados e os jogos costumam encher os estádios.

 

 

6. Cinema


O cinema é muito valorizado na Itália, que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios internacionais. O principal gênero do cinema italiano é a comédia. Os anos dourados do cinema italiana foram entre as décadas de 1950 e 1980. Neste período, podemos destacar cineastas como, por exemplo, Vittorio De Sica, Federico Fellini, Sergio Leone, Michelangelo Antonioni e Dario Argento.

 

 

7. Religião


A Itália é um país composto por maioria católica. Vale lembra que toda estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana encontra-se no Vaticano. Grande parte dos italianos é praticante da religião católica. As igrejas são encontradas em grande quantidade nas cidades.

 

 

8. Moda


Outro forte aspecto da cultura italiana é a moda. O país é considerado um dos principais polos de produção de moda do mundo, com destaque para a cidade de Milão. A Vogue Itália é considerada uma das principais revistas de moda da atualidade. Podemos destacar estilistas italianos famosos como, por exemplo, Giorgio Armani, Versace, Gucci, Valentino entre outros.

 

 

9. Língua Italiana


A língua italiana é derivada do latim (língua da Roma Antiga). Ela é caracterizada pelo ritmo e musicalidade. Muitas expressões italianas espalharam-se pelo mundo, principalmente, pelo Brasil, Argentina e Estados Unidos.

 

 

10. Carnaval italiano

 

O Carnaval é uma festa popular muito tradicional na Itália, porém ele é muito diferente do Carnaval Brasileiro. Originário do século XV, o carnaval italiano é caracterizado pelo uso de máscaras. Há também o desfile de grandes carros (são chamados de "triunfos") e música carnavalesca italiana.

 

Italiano com máscara e roupa antiga no Carnaval italiano

Carnaval da Itália: uso de máscaras é uma das principais características.




11. Valorização do Passado e do Patrimônio Histórico

 

A Itália tem um profundo respeito por sua história e patrimônio, evidente em suas ruínas bem preservadas, edifícios históricos e tradições contínuas. Do Império Romano ao período renascentista, o passado da Itália está intimamente ligado ao seu presente.

 

Foto do Coliseu de Roma

A valorização do Patrimônio Histórico é uma das características da cultura italiana. (foto: Coliseu de Roma).



12. Tradições familiares

 

A cultura italiana é fortemente orientada para a família. As famílias são unidas, com muita ênfase em passar o tempo juntos. As famílias extensas geralmente moram próximas umas das outras e várias gerações podem até morar na mesma casa.



13. O Folclore italiano

 

O folclore italiano é uma mistura de histórias, crenças e costumes que foram passados de geração para geração ao longo dos séculos. Cada região da Itália tem seu próprio conjunto único de contos e figuras mitológicas.

Nos vales alpinos do norte, as lendas falam dos espíritos travessos conhecidos como “Folletti” e dos temíveis dragões “Ladin”.

A Itália Central é o lar das bruxas “benevolentes” chamadas “Le Fate Benevolente”, que dizem proteger as pessoas e trazer boa sorte.

Enquanto isso, o sul da Itália e a Sicília têm uma rica tradição de contos envolvendo o "Malocchio" (o mau-olhado), as "Janara" (feiticeiras associadas à noite) e criaturas míticas como as "Sereias" do Mar Tirreno, que, de acordo com lendas, possuem o poder de atrair os marinheiros para a destruição com sua música e vozes encantadoras.

 



Curiosidade:


O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e muito comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo.

 

 

Veja também:

 


Economia da Itália


Principais fatos da História da Itália

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada

 

Cultura e identidade italiana no Brasil
Autor: Radin, Jose Carlos
Editora: Unoesc

 

Fonte de referência do artigo:

 

- TREVISAN, Bianca Maria. Cultura italiana: história, artes, costumes. São Paulo: Editora Escala, 2010.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.