Cultura Grega

A cultura grega teve grande desenvolvimento na Antiguidade e influências outras civilizações e povos.


Teatro Grego: palco de peças teatrais ao ar livre
Teatro Grego: palco de peças teatrais ao ar livre

 

Introdução 

 

A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.

 

PRINCIPAIS ASPECTOS DA CULTURA DA GRÉCIA ANTIGA E SUAS CARACTERÍSTICAS

 

 

Artes Plásticas

 

Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

 

Filosofia

 

A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates. Podemos citar também Tales de Mileto, importante filósofo, matemático e astrônomo da Grécia Antiga.


Escultura do filósofo grego Platão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Platão: um dos principais representantes da filosofia grega antiga.

 

 

Esportes

 

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.


Vaso grego pintado com gregos disputando uma corrida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corrida na Grécia Antiga: os esportes eram um dos principais aspectos da cultura grega.

 

 

Mitologia grega

 

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Troia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

 

Teatro

 

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

 

Democracia

 

A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

 

Música grega

 

Na Grécia Antiga havia dois gêneros musicais. O gênero vocal (cantado) e o instrumental. Esse segundo gênero fazia uso, principalmente, dos seguintes instrumentos: cítara, lira, salpinge (tipo de trombeta), siringe (flauta) e aulo (instrumento de sopro).


Ânfora grega com pintura (504 a.C.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ânfora grega com pintura (504 a.C.)

 

 

atualizado em 15/07/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Cultura Grega Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Cultura grega e as origens do pensamento europeu (coleção Estudos 168)

Autor: Snell, Bruno

Editora: Perspectiva

Temas do livro: História Geral, Grécia Antiga, Arte

 

Fontes de referência do texto:

 

- AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo,. História – passado e presente. São Paulo: Editora Ática, 2017.


- EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.