COP21 e o Acordo de Paris

Veja no texto abaixo o que foi a COP21 e o Acordo de Parias, seus objetivos e as metas a serem alcançadas.


COP21: metas para enfrentar o aquecimento global
COP21: metas para enfrentar o aquecimento global

 

O que foi

 

A COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015) foi uma conferência realizada em Paris, entre os dias 30 de novembro de 2015 e 12 de dezembro do mesmo ano.  Teve a participação de chefes de estado (ou representantes) de 197 países, sendo que o principal tema foi o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e aquecimento global.

 

Objetivo da COP21 e do Acordo de Paris

 

A conferência teve como principal objetivo firmar um acordo (ficou conhecido como Acordo de Paris) entre as 195 nações, voltado para a redução das emissões dos gases do efeito estufa. Este acordo deverá entrar em vigor a partir de 2020. O objetivo é reduzir o aquecimento global, para que até o ano de 2100 a temperatura média do planeta tenha um aumento inferior a 2°C.

 

O INDCs

 

O INDCs é um documento em que todos os países devem apresentar medidas práticas e metas para reduzir a emissão de carbono, nos próximos anos.

 

Financiamento para os países em desenvolvimento

 

Os países do G20 (mais ricos do mundo) se comprometeram a ajudar financeiramente as nações em desenvolvimento com US$ 100 bilhões por ano (a partir de 2020), para que estas possam desenvolver sistemas e projetos para redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

Metas do Brasil no Acordo de Paris

 

Como participante da COP21 e do Acordo de Paris, o Brasil assumiu compromissos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Entre esses compromissos está a redução em 37% nas emissões destes gases até 2025, ampliando a redução para 43% até o ano de 2030.  Outro compromisso assumido foi de ampliar a participação de fontes de energia renováveis (eólica e solar, por exemplo) na matriz energética.

 

Entrada em vigor

 

- O Acordo de Paris entrou em vigor no dia 4 de novembro de 2016.

 

COP22

 

- A 22ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP22) foi realizada em Marraquexe (Marrocos) entre os dias 7 e 18 de novembro de 2016. Ela foi importante, pois deu início à regulamentação do Acordo de Paris.

 

COP23

 

- A 23ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP23) foi realizada em Bonn (Alemanha) entre os dias 6 e 17 de novembro de 2017. O principal objetivo foi a implementação do Acordo de Paris. Os principais embates ocorreram em relação ao financiamento para combater o aquecimento global e com os prazos para a redução da emissão dos gases do efeito estufa. Os questionamentos e obstruções partiram, principalmente, dos países industrializados.

 

COP24

 

- A COP 24 foi realizada na Polônia, em dezembro de 2018. Nesta conferência analisaram a redução na emissão dos gases do efeito estufa. A participação brasileira foi focada no incentivo à produção sustentável.

 

COP25


A COP25 foi realizada em Madri (Espanha), em dezembro de 2019.


Greta Thunberg fazendo discurso na Cop25

 

 

 

 

 

 

 

 

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg fazendo discurso na Cop25.

 

 

 

 

COP26

 

A conferência sobre o clima COP 26, que devia ocorrer na cidade escocesa de Glasgow, em novembro de 2020, foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus. Provavelmente ela será realizada no final de 2021.

 

Saída dos Estados Unidos

 

- Em 01 de junho de 2017, o presidente dos EUA anunciou a saída de seu país do Acordo Climático de Paris. Os EUA são um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo e tal decisão afeta significativamente o acordo. A decisão de Donald Trump foi muito criticada pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global.

 

Saiba mais:

 

- Obtenha mais informações sobre o Acordo de Paris no site do Ministério do Meio Ambiente.

 

 

 

 

 

 

_______________________________

atualizado em 19/10/2020






COP21 e o Acordo de Paris Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Mudanças climáticas - premissas e situação futura

Autor: Almeida, Demetrius Henrique C. de

Editora: 2007

Ano de publicação: LCTE

Temas do livro: Meio Ambiente, Aquecimento Global, Mudanças ClimáticaseEmissão de gases do Efeito Estufa.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.