O que foram
Leis aprovadas pelo Parlamento britânico contra as treze colônias americanas, em 1774, como punição pela Festa do Chá em Boston. Na Grã-Bretanha, essas leis ficaram conhecidas como "Atos Coercitivos".
As leis (atos intoleráveis)
1. Lei do porto de Boston: fechamento do porto de Boston a todos os navios até os colonos pagarem pelo chá despejado no porto.
2. Lei do Governo de Massachusetts: deu mais poder ao governador de Massachusetts. Muitos dos funcionários do governo que costumavam ser eleitos pelo povo passaram a ser nomeados pelo governador. A lei também permitia que apenas uma reunião por ano fosse realizada na cidade.
3. Lei de Administração da Justiça: permitia que o governador enviasse as queixas contra funcionários do governo para a Grã-Bretanha. Nesse caso, as testemunhas teriam de viajar até a Grã-Bretanha para testemunhar contra um oficial, tornando quase impossível condená-lo.
4. Lei de Aquartelamento: obrigava as colônias a fornecer alojamento aos soldados britânicos.
5. Lei de Quebec: permitia a expansão do território canadense britânico para o sul, em Ohio. Também tornava a Província de Quebec uma província católica. Embora não tivesse relação com os acontecimentos de Boston, foi promulgada na mesma época.
Consequências principais
Os Atos Intoleráveis tiraram algumas liberdades básicas dos americanos, fazendo com que ajudassem a unir as colônias, levando-as à posterior revolução e ao início do processo de Independência dos Estados Unidos.
|
The Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston): foi o evento que gerou as leis intoleráveis dos britânicos contra os colonos americanos. |
Revisado em: 14/09/2020.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência:
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.