O que foi
Incidente ocorrido em 1773 quando 342 caixas de chá pertencentes à Companhia das Índias Orientais foram jogadas de navios em Boston por americanos disfarçados de índios Mohawk. Eles protestavam contra um imposto sobre o chá e contra o monopólio da Companhia das Índias Orientais. Foi um importante movimento de protesto dos colonos americanos contra o domínio britânico.
Causas
Os Atos de Townshend de 1767 impuseram impostos sobre vários produtos importados pelas colônias britânicas, gerando uma série de protestos. Por causa disso, foram revogados em 1770, sendo mantido apenas o imposto sobre o chá. Os mercadores de Boston passaram então a receber chá contrabandeado, contribuindo para que o Parlamento aprovasse a Lei do Chá, que concedia à Companhia das Índias Orientais o monopólio de todo o chá exportado para as colônias, entre outras regalias.
Consequências principais
O monopólio levou os mercadores coloniais a uma aliança com os radicais liderados por Samuel Adams. Em Nova York, Filadélfia e Charleston, os comerciantes recusaram as remessas, mas em Boston o governador Thomas Hutchinson manteve a lei, autorizando três navios a descarregar. Na noite de 16 de dezembro de 1773, um grupo de sessenta homens embarcou nos navios e despejou as caixas de chá na água. Em retaliação, o Parlamento aprovou medidas punitivas (Atos Intoleráveis).
|
Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston): protesto dos colonos americanos contra o governo britânico. |
Última revisão: 14/09/2020
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência do texto:
- VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da História – Brasil e Mundo. São Paulo: Ática, 2019.
- MOCELLIN, Renato. História para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2014.