O Iluminismo no Brasil

O Iluminismo teve grande influência no Brasil, principalmente no processo da Inconfidência Mineira.


Inconfidência Mineira recebeu influências do Iluminismo
Inconfidência Mineira recebeu influências do Iluminismo

 

O Iluminismo no Brasil 

 

As ideias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas divulgavam as ideias do iluminismo, principalmente, nos centros urbanos.

 

A principal influência do Iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.



As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram:

 

Fim do colonialismo (sistema onde uma nação poderosa domina, administra e explora suas colônias).

 

Fim do absolutismo (regime onde o monarca concentra muito poder em suas mãos).

 

Substituição da monarquia pela República.

 

Liberdade econômica (liberalismo).

 

Defesa da Ciência e da razão como critérios para obtenção de conhecimentos e parâmetros para tomada de decisões políticas, econômicas e sociais.

 

Liberdade religiosa, de pensamento e expressão.

 

As ideias iluministas também alimentaram críticas ao mercantilismo e à exploração colonial, defendendo uma maior autonomia econômica para o Brasil.

 

Mesmo não obtendo o sucesso desejado, que seria a Independência do Brasil, os inconfidentes conseguiram difundir ainda mais as ideias do iluminismo entre as camadas urbanas da sociedade brasileira. Os ideais iluministas foram de fundamental importância na formação política do Brasil.

 

Retrato do inconfidente Claudio Manuel da Costa

Cláudio Manuel da Costa: poeta, advogado e inconfidente, que defendeu as ideias do Iluminismo na Inconfidência Mineira.

 

 

Principais brasileiros influenciados pelo Iluminismo:

 

José Bonifácio de Andrada e Silva: conhecido como o "Patriarca da Independência", foi um cientista e político que promoveu ideias iluministas em suas propostas de reformas sociais e econômicas para o Brasil.


Hipólito José da Costa: fundador do Correio Braziliense, foi um jornalista e político que difundiu princípios iluministas como a liberdade de imprensa e os direitos individuais.


Tomás Antônio Gonzaga: poeta e advogado, autor de "Marília de Dirceu", expressou em suas obras o pensamento crítico e racionalista característico do Iluminismo.


Cláudio Manuel da Costa: poeta e advogado, suas obras literárias e sua participação na Inconfidência Mineira refletem a influência das ideias de liberdade e igualdade do Iluminismo.


Basílio da Gama: poeta, autor de "O Uraguai", utilizou sua literatura para criticar a colonização e o despotismo, ecoando os ideais iluministas de justiça e razão.

 

Inácio José de Alvarenga Peixoto: outro poeta que participou da Inconfidência Mineira e, em sua obra poética, revela influências do iluminismo, especialmente nas ideias de liberdade e na crítica ao absolutismo.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Iluminismo e Império no Brasil - O Patriota

Autor: Kuri, Lorelay

Editora: Fiocruz

 

Fonte de referência do artigo:

 

- COSTA, Luís César Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. História Geral e do Brasil – da Pré-História ao Século XXI, São Paulo: Scipione, 2008.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.