O que foi
A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido na China no ano de 1911. Liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat-sen. Este movimento nacionalista derrubou a Dinastia Manchu do poder.
As causas principais da Revolução Chinesa foram:
• No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências europeias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu eram submissos à dominação europeia.
• A distribuição das terras produtivas chinesas também era outro problema para o país, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais (espécies de senhores feudais).
• Corrupção e Incompetência da Dinastia Qing: no final do século XIX, a Dinastia Qing era vista por muitos como corrupta e incompetente. Provou-se incapaz de lidar eficazmente com questões internas e pressões estrangeiras, levando a uma insatisfação e inquietação generalizadas.
• As tentativas da dinastia Qing para reformar o governo e resistir à agressão estrangeira.
• O final do século XIX e início do século XX presenciou inúmeras fomes, rebeliões e problemas econômicos, que prejudicaram ainda mais o governo Qing. A incapacidade do governo de administrar com eficácia essas crises levou a uma insatisfação generalizada entre a população chinesa.
• Movimentos Revolucionários: havia vários grupos revolucionários trabalhando para derrubar a Dinastia Qing. O mais famoso deles foi o Tongmenghui, liderado por Sun Yat-sen, que desempenhou um papel crucial na revolução.
• Entre 1898 e 1900 um ato de rebeldia contra a dominação estrangeira ocorreu na China. Os boxers fizeram uma revolta de caráter nacionalista que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito ficou conhecido como Revolta dos Boxers.
• Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país.
• A Revolta de Wuchang de 10 de outubro de 1911, iniciada por membros do Novo Exército, que desencadeou revoltas semelhantes em todo o país.
A Revolução Nacionalista
Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil.
As três bandeiras da China usadas durante a revolução nacionalista de 1911. |
Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês.
Em 1927, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.
Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término do conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, reiniciando o conflito armado.
Soldados comunistas na Batalha de Siping |
Como aconteceu a Revolução Comunista
Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras. O sistema político e ideológico ficou conhecido como Maoísmo.
Mao Tse-tung (1893-1976): líder da revolução comunista na China em 1949. Foi também o primeiro Presidente da República Popular da China, entre 1954 e 1959. |
QUIZ
O que ocorreu no campo político logo após a revolução de 1911 na China?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência do texto:
- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.
- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.
Vídeo indicado no YouTube:
Revolução Chinesa (resumo) - Conceito Ilustrado