A Segunda Guerra Mundial e seus resultados

A 2ª Guerra Mundial foi um dos eventos históricos mais importantes do século XX.


Dia D: Soldados aliados desembarcam na Normandia
Dia D: Soldados aliados desembarcam na Normandia


Introdução


Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que começou na Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia.

 

As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram:

 

- Um dos principais motivos foi o surgimento de governos totalitários na Europa, na década de 1930, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

 

- Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, entre outros).

 

- Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, compartilhando de tais objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo: um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. Esse grupo ficou conhecido como "Eixo Roma-Berlim-Tóquio".

 

O início do conflito


O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).

Tanques alemães avançando pela Polônia em setembro de 1939

Tanques da Alemanha avançando pelo território polonês em setembro de 1939: fato gerou o início da Segunda Guerra Mundial.

 

Fatos históricos mais importantes da guerra:


- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (extremo leste da China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia.

 

- Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

 

- De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das forças do Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalha. 

 

- O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

 

Soldados brasileiros na Itália na Segunda Guerra Mundial

Soldados brasileiros da FEB, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Como terminou


Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a rendição da Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas cidades. O objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande força militar do Ocidente, fazendo oposição aos soviéticos, na sequente Guerra Fria.

 

Explosão da bomba atômica em Hiroshima no final da guerra

Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

 

Principais resultados da 2ª Guerra Mundial:

 

- Entre os principais resultados, podemos citar os prejuízos econômicos e materiais, que foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus.

 

- Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações. Outro resultado foi a inicialização de um período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.



Berlim, destruída no pós guerra

Berlim destruída no pós guerra (foto de 1945, dias após o fim da 2ª Guerra).

 

Curiosidade:


- O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.


VOCABULÁRIO DO TEXTO:

 

- Nazismo: doutrina e regime de governo autoritário, criado por Hitler, que existiu na Alemanha nas décadas de 1930 até 1945.

 

- FEB: Força Expedicionária Brasileira. Nome da força militar do Brasil, que participou da Segunda Guerra Mundial.

 

- URSS: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Grupo de repúblicas, que formavam uma espécie de país único, liderado pela Rússia. Esse país existiu de 1922 a 1991.

 

- Capitalismo: sistema econômico baseado na propriedade privada, liberdade comercial e industrial, com objetivo de lucro.

 

- Socialismo: sistema econômico e político, em que os bens de produção são controlados pelo governo. Não há propriedade privadas nem classes sociais.


 


 


Última atualização: 11/11/2020

Foto do professor de História Jefferson Evandro Machado Ramos

Autor:
Professor Jefferson Evandro Machado Ramos.
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






A Segunda Guerra Mundial e seus resultados Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:

 

- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.

 

- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.