Século de Péricles

O século V a.C. ficou também conhecido como a Idade de Ouro de Atenas. Houve muito desenvolvimento artístico, político e cultural neste período..


Péricles: governante de Atenas
Péricles: governante de Atenas

 

O que foi


Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época  histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a.C. a 429 a.C.).

 

Principais características:

 

Neste século, Atenas tornou-se a principal cidade da Grécia Antiga, pois teve um grande desenvolvimento nas áreas da Política, Teatro, Artes plásticas, Arquitetura, Filosofia, História, Literatura, organização social e desenvolvimento urbano.

Esta época também foi marcada por investimento em obras públicas e formação de um exército bem preparado, principalmente, no tocante às estratégias militares.

Todos os investimentos feitos por Péricles e outros governantes atenienses deste período, resultaram na melhoria da qualidade de vida de grande parte da população de Atenas.

 

A Democracia Ateniense


Um dos principais aspectos de Atenas nesta época foi a democracia. Péricles aperfeiçoou o sistema político implantado pelo legislador Clístenes no começo do século VI a.C. O objetivo principal de Péricles era que a democracia servisse para o benefício do maior número possível de atenienses, tendo como princípio a igualdade. Ele não defendia a participação política só para os mais ricos, como era muito comum entre os governantes da época.

Outro ideal interessante e inovador para a época, defendido por Péricles, era a meritocracia. Para ele, na vida pública, os méritos não deveriam vir do nascimento ou da riqueza, mas sim das competências e dos talentos.

Porém, vale lembrar que a democracia ateniense tinha seus limites, pois só podiam participar da Assembleia (Eclésia) os cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e com mais de 18 anos). As mulheres, os estrangeiros e os escravos não tinham direito a participação política.

 

Guerras Médicas


Durante o Período Clássico, Atenas se uniu a outras cidades-estados gregas, formando a Liga de Delos, para combater um inimigo comum: os persas. Num primeiro momento os persas, liderados pelo rei Dario, foram derrotados pelos atenienses na Batalha de Maratona (490 a.C.).

Em 480 a.C., os persas foram derrotados novamente. Sob o comando de Atenas, a esquadra grega venceu as tropas persas do rei Xerxes na conhecida Batalha de Salamina.

 

Um soldado persa lutando contra um hoplita grego

Um soldado persa (esquerda) lutando contra um soldado grego (direita) durante as Guerras Médicas: este foi um dos principais fatos históricos ocorridos no Século de Péricles.

 

 

 

 



atualizado em 27/07/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 




Você também pode gostar de:


Século de Péricles Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O Século de Péricles (coleção Saber)
Autor: Maffre, Jean Jacques
Editora: Europa-América (Portugal)
Temas: História Geral e Grécia Antiga.

 

 

Fontes de referência do texto:

 

- MOCELLIN, Renato. História para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2014.

 

- SANTOS, Maria Januária Vilela. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1998.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.