Geografia Física da América

Principais aspectos geográficos da América, relevo, clima, vegetação e hidrografia.


Rio Missouri: um dos principais cursos de água da América do Norte
Rio Missouri: um dos principais cursos de água da América do Norte

 

Localização geográfica

 

O continente americano é o único localizado completamente no hemisfério ocidental, ou seja, a leste do meridiano de Greenwich. Suas terras se estendem desde o paralelo 56°S até o paralelo 83°N, o que faz da América o continente mais extenso do mundo no sentido norte-sul.  



Relevo


A porção oeste do continente americano é marcada pela presença de grandes cadeias montanhosas. Na América do Sul, essas cadeias de montanhas são formadas pela Cordilheira dos Andes e na América do Norte, pelas Montanhas Rochosas.


Na porção leste do continente são encontradas cadeias montanhosas de altitudes moderadas, como os Apalaches e a Serra do Mar. Já o relevo do interior do continente, tanto na América do Norte quanto na América do Sul, é formado por planícies sedimentares e planaltos aplainados.

 

Montes Apalaches nos EUA

Apalaches: cadeia montanhosa localizada no leste dos Estados Unidos.

 


Hidrografia


A América é drenada por bacias extensas, como a Bacia do Amazonas, do Mississipi e do Rio da Prata. O continente conta ainda com diversas pequenas bacias que se originam nas montanhas e serras localizadas próximas ao litoral e deságuam nos oceanos e com bacias endorreicas, comuns na Patagônia e nos Andes, como a Bacia do Altiplano.


Clima


Nas áreas localizadas ao norte do círculo polar ártico predomina o clima polar, que apresenta temperaturas baixas ao longo de todo o ano. Ao sul do círculo polar, o clima se torna variado dependendo das altitudes e da distância do oceano. Dessa forma, na América do Norte ocorrem os climas temperado continental no interior do continente, com invernos rigorosos e verões quentes, e o clima temperado atlântico nas áreas litorâneas, com maior umidade.


Nas áreas localizadas na zona intertropical prevalecem climas quentes como o tropical e o equatorial, como na América Central. No sul dos EUA e sul do Brasil, ocorre o clima subtropical, com temperaturas mais amenas, e na Argentina e Uruguai, clima temperado, com estações bem definidas.


Devido às cadeias de montanhas do oeste, que impedem a circulação das massas de ar oceânicas, o continente apresenta clima desértico em determinadas regiões, como no Atacama, no Chile, e no deserto de Sonora, nos EUA.

 

Deserto do Atacama no Chile

Deserto do Atacama no Chile: região de clima desértico.

 

 

Vegetação


No norte do Canadá, próximo ao círculo polar, a vegetação predominante é a tundra. Avançando ao sul, a tundra dá lugar a uma grande floresta de coníferas que recobre grande parte do território canadense. Na parte leste dos Estados Unidos, ocorre a Floresta Temperada, já bastante devastada.


Na América Central prevalecem extensas florestas densas e úmidas, ricas em biodiversidade, como a Floresta Amazônica. A floresta ombrófila úmida se estende pelo interior do continente e pela costa brasileira, chegando ao sul do país.


Nas áreas de terrenos elevados são encontrados desertos e vegetação de montanha. No centro do América do Sul ocorrem tipos de savana, como o cerrado brasileiro. E, na porção sul do Brasil e nordeste da Argentina, são encontradas pradarias.

 

Paisagem de vegetação tundra do Canadá

Tundra: vegetação típica do Norte do Canadá e Alasca.

 

 

 

 


 


Publicado em 13/03/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina), Bacharela em Geografia (USP) e Mestra em Geografia (Unicamp).






Geografia Física da América Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Geografia América - Aspectos da Geografia Física e Social

Autor: Adas, Melhem

Editora: Moderna

Ano: 1982

Temas do livro: Geografia Geral

 

Fontes de referência do texto:

 

- LUCCI, Alian Alabi e BRANCO, Anselmo Lázaro. Território e Sociedade No Mundo Globalizado. Geografia Geral e Do Brasil - Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2010.

- TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.