Introdução: características gerais e colonização
A América do Norte é composta pelo Canadá, Estados Unidos, México e Groenlândia. É um continente extenso, o terceiro maior do mundo. Até o século XVI este continente era habitado pelos esquimós, peles-vermelhas e astecas. Os primeiros colonos a chegarem foram os ingleses, franceses, espanhóis e holandeses. A partir do século XIX, os navios e ferrovias facilitaram a entrada de novos colonos, que, em sua maior parte, vinham da Europa.
Principais dados, características geográficas e países:
Com relação ao relevo, a América do Norte possui grandes cordilheiras em suas regiões oeste e leste. As Montanhas Rochosas, que vão do Ártico ao México, recebem diferentes nomes durante toda a sua extensão na porção oeste do continente. Elas chamam atenção não só por sua beleza, mas também por serem ricas em minerais. Ao leste também há montanhas, contudo, elas são mais baixas se comparadas com as existentes na região oeste. Estas montanhas mais baixas vão do Labrador ao Alabama e, durante grande parte de sua extensão, o nome que predomina é Apalaches.
Entre essas duas extensas cadeias montanhosas, há planícies e pradarias cujos ambientes e seres vivos se modificam durante o percurso para o sul, desde o gelado Ártico até os trópicos da América Central.
Na região do extremo norte do continente encontram-se as regiões geladas do Alasca e do norte do Canadá, onde habitam os esquimós, caçadores e pescadores. Apesar do clima gelado, foram criadas estruturas que permitem um número crescente de habitantes, atraídos por centros mineiros de ouro e urânio.
Há ainda florestas de pinheiros, lariços e abetos, que os lenhadores derrubam para a manufatura de papel, rayon e para lenha.
No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra. Já na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical.
Ao sul dessas florestas, encontram-se planícies cobertas pelo trigo norte-americano e canadense. Nas áreas próximas aos Grandes Lagos e ao vale do rio São Lourenço, existem grandes e modernas cidades e também fazendas e minas.
Indo mais para o sul, nos Estados Unidos, encontram-se terras férteis para a produção de milho.
Nas bacias férteis dos rios Mississípi e Missouri é feito o plantio de tabaco, algodão e de frutas. Esses rios são extremamente importantes, pois, na época de cheia, eles inundam e fertilizam a região.
- Os principais lagos localizados na América do Norte são: Lago Superior, Lago Michigan, Lago Huron, Lago Erie e Lago Ontário.
No México existe um deserto no interior onde há poços de petróleo e minas de prata, matéria-prima da qual o país é o maior produtor mundial. Outras riquezas minerais também são encontradas nesta região, entre elas estão: o ouro, o cobre, o zinco, etc. Embora conte com este recurso, a nação continua dando papel de destaque para a agricultura, onde seus principais produtos são: o café, açúcar, tomate e algodão.
Ao leste da América do Norte estão localizadas muitas de suas maiores cidades, como Toronto e Montreal (no Canadá), Nova Iorque, Filadélfia, Detroit e Baltimore (nos Estados Unidos). É nessa região que se encontra grande parte do ferro e do carvão do continente, as maiores indústrias pesadas e o maior comércio.
Na costa ocidental encontram-se as florestas e fazendas da Colúmbia Britânica, os pomares, os poços de petróleo e as plantações de algodão da Califórnia. As maiores cidades do oeste são: Vancouver, São Francisco e Los Angeles. Hollywood também se situa nessa região.
Os habitantes norte-americanos procedem de diferentes países: um quarto da população do Canadá fala francês, e o resto é de origem inglesa. Os milhares de habitantes dos Estados Unidos são, em sua grande parte, de origem europeia. Há também muitos negros, chineses, japoneses e indígenas.
Principais dados geográficos e econômicos sobre a América do Norte:
- Área: 24.709.662 km².
- População: 572 milhões de habitantes (estimativa 2023).
- PIB: US$ 24,1 trilhões (estimativa 2023)
- PIB per capita: US$ 41.500,00 (estimativa 2023).
- Maiores rios: Mississipi-Missouri (5.970 km), Mackenzie (4.240 km) e Yukon (3.184 km).
- Montanhas mais altas: Monte McKinley nos EUA (6.194 metros) e Monte Logan no Canadá (6.050 metros).
- Região mais quente: Vale da Morte na Califórnia (EUA) com temperaturas entre 40 e 46 °C.
- Maior lago: Lago Superior (EUA/Canadá) com 84.131 km².
Países norte-americanos em destaque no mapa da América do Norte. |
Bandeiras dos países da América do Norte:
Canadá |
Estados Unidos da América |
México |
Principais Rios da América do Norte
- Rio Mississipi (Estados Unidos)
- Rio Missouri (Estados Unidos)
- Rio Platte (Estados Unidos)
- Rio Arkansas (Estados Unidos)
- Rio Snake (Estados Unidos)
- Rio Ohio (Estados Unidos)
- Rio Columbia (Estados Unidos)
- Rio Colorado (Estados Unidos)
- Rio Nelson (Canadá)
- Rio Mackenzie (Canadá)
- Rio Peace (Canadá)
- Rio Grande (México, Estados Unidos)
- Rio Usumacinta (México)
- Rio Grijalva (México)
- Rio Pánuco (México)
- Rio Lerna (México)
- Rio Balsas (México)
- Rio Sonora (México)
- Rio Fuerte (México)
- Rio Mayo (México)
Rio Missouri: um dos principais rios dos Estados Unidos e da América do Norte. |
RESUMO SOBRE A GEOGRAFIA DA AMÉRICA DO NORTE:
Localização
- A América do Norte está situada no hemisfério ocidental, abrangendo latitudes que vão do círculo polar ártico até os trópicos.
- É limitada ao norte pelo oceano Ártico, ao sul pela América Central, a leste pelo oceano Atlântico e a oeste pelo oceano Pacífico.
Relevo
- A região é marcada por montanhas, como as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches.
- Possui vastas planícies centrais, conhecidas como Planície Central, e altiplanos no México.
- A cordilheira da Costa Oeste inclui vulcões ativos e áreas de elevada sismicidade.
Clima
- O clima varia de polar no norte, passando por temperado e continental nas áreas centrais, até tropical no sul.
- As zonas costeiras apresentam climas influenciados pela proximidade dos oceanos, com correntes marítimas regulando as temperaturas.
- Há áreas áridas e semiáridas, especialmente no oeste dos Estados Unidos e norte do México.
Vegetação
- As tundras dominam o extremo norte, onde o clima é mais frio.
- As florestas temperadas são comuns no leste, enquanto o oeste tem vegetação de coníferas.
- Nas áreas áridas e semiáridas, encontram-se vegetações xerófilas, como cactos e arbustos.
Economia
- A América do Norte é economicamente diversificada, com destaque para os Estados Unidos e o Canadá como economias desenvolvidas e o México como economia emergente.
- A agricultura é altamente mecanizada e inclui a produção de grãos, frutas e pecuária.
- A região é rica em recursos naturais, como petróleo, gás natural e minerais.
- O setor de serviços, tecnologia e indústrias de ponta tem grande peso, especialmente nos Estados Unidos e Canadá.
População
- A América do Norte possui uma população diversificada, formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos.
- A distribuição populacional é desigual, concentrando-se nas áreas urbanas e regiões costeiras.
- Há elevados índices de urbanização, especialmente nos Estados Unidos e Canadá.
- O México apresenta características de transição demográfica, com uma população ainda jovem, mas em processo de envelhecimento gradual.
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fontes de referência do texto:
LUCCI, Alian Alabi e BRANCO, Anselmo Lázaro. Território e Sociedade No Mundo Globalizado. Geografia Geral e Do Brasil - Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2010.
TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
América do Norte - Brasil Escola Oficial