O que é
O derretimento das calotas polares (grandes volumes de água congelada presentes nas regiões polares) é um fenômeno verificado nas últimas décadas e está relacionado diretamente com o aquecimento global.
Este fenômeno já pode ser verificado visualmente. Já podemos observar vários icebergs gigantes se formando a partir do desprendimento das calotas polares.
Causa principal
Cientistas que estudam o clima verificaram que, com o aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emissão de gases poluentes, as calotas polares estão derretendo. Logo, este fenômeno tem relação direta com as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa e seu consequente aquecimento global.
Problema gerado e visões científicas:
Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares é o aumento no nível das águas dos oceanos. Este fenômeno pode, muito em breve, causar o avanço do mar sobre cidades litorâneas.
Alguns cientistas mais pessimistas, afirmam que, se nada for feito, muitas ilhas e cidades litorâneas podem desaparecer do mapa (ficarem submersas).
Alguns cientistas discordam da relação entre o derretimento das geleiras e o aquecimento global. Desta forma, este fenômeno ainda tem a necessidade de estudos mais profundos e conclusivos.
Você sabia?
- O Glaciar da ilha de Pine, é a geleira que está derretendo mais rapidamente na Antártida. De acordo com pesquisadores da região, o cume desta geleira está perdendo cerca de 15 cm de altura por ano. Pode ser mais um efeito do aquecimento global do planeta.
|
Glaciar da Ilha de Pine: geleira de grandes proporções está em constante derretimento. |
Saiba mais:
- Obtenha mais dados e informações sobre este tema no website da EBC - Agência Brasil (Empresa Brasileira de Comunicação).
atualizado e revisado em 28/10/2021
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Crise ambiental e mudanças climáticas
Autor: Silva, Laudielcio da
Editora: UFPE
Fontes de referência do artigo:
- VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012.
- TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.