Lenda do Caboclo d'Água

O que é, lenda resumida, personagem do folclore brasileiro, bibliografia.


Caboclo d'Água: lenda do folclore brasileiro
Caboclo d'Água: lenda do folclore brasileiro

 

O que é (resumo da lenda)

 

É uma lenda típica da região Nordeste do Brasil. Ela fala sobre um homem, conhecido como Caboclo d'Água, que habita no fundo das águas do rio São Francisco, dentro de uma gruta. De acordo com a lenda, caboclo costuma ir para a superfície do rio e provocar problemas para os pescadores.

 

De acordo com a lenda, sua gruta, no fundo do rio, possui grande quantidade de ouro. Mas é praticamente impossível chegar até lá. Os contadores de lendas, principalmente pescadores, dizem que todos que tentaram não voltaram para contar a história.

 

 Principais características do Caboclo d'Água

 

De acordo com a lenda, ele é um homem adulto forte e assustador com partes do corpo de peixe. Ele possui uma pele muito resistente. Ele não é um simples ser humano, mas sim um ser com capacidades sobre-humanas (quase um monstro), que habita as profundezas do rio. É um excelente nadador e conhecedor das águas e dos peixes.

 

O que ele faz

 

Quando vai para a superfície do rio, costuma afundar os barcos dos pescadores e espantar os peixes. Também age de forma violenta, pois mata banhistas afogados, levando os corpos para o fundo do rio.

 

Curiosidade:

 

De acordo com a lenda, muitos pescadores e barqueiros do rio São Francisco começaram a desenhar estrelas e entalharem carrancas em suas embarcações como estratégia para assustar o Caboclo d'Água.






Lenda do Caboclo d'Água Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Lendas e fábulas do folclore brasileiro

Autor: Carrasco, Walcyr

Editora: Manole

Ano: 2009

Temas do livro: Folclore Brasileiro, Lendas

 


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.