O que é
É uma lenda típica da região Nordeste do Brasil. Ela fala sobre um homem, conhecido como Caboclo d'Água, que habita no fundo das águas do rio São Francisco, dentro de uma gruta.
De acordo com a lenda, caboclo costuma ir para a superfície do rio e provocar problemas para os pescadores. O Caboclo d'Água é conhecido por virar embarcações, causar tempestades ou criar correntezas fortes para punir aqueles que poluem os rios ou pescam de maneira irresponsável. Por outro lado, ele pode ajudar e guiar aqueles que respeitam e protegem o ambiente natural.
De acordo com a lenda, sua gruta, no fundo do rio, possui grande quantidade de ouro. Mas é praticamente impossível chegar até lá. Os contadores de lendas, principalmente pescadores, dizem que todos que tentaram não voltaram para contar a história.
Principais características do Caboclo d'Água
De acordo com a lenda, ele é um homem adulto forte e assustador com partes do corpo de peixe. Ele possui uma pele muito resistente. Ele não é um simples ser humano, mas sim um ser com capacidades sobre-humanas (quase um monstro), que habita as profundezas do rio. É um excelente nadador e conhecedor das águas e dos peixes.
O que ele faz
Quando vai para a superfície do rio, costuma afundar os barcos dos pescadores e espantar os peixes. Também age de forma violenta, pois mata banhistas afogados, levando os corpos para o fundo do rio.
Mensagem transmitida pela lenda:
Através da lenda do Caboclo d'Água, transmite-se a mensagem da importância do respeito pelo meio ambiente, reforçando a ideia de que a natureza é poderosa e capaz de se defender.
Caboclo d'água (representação artística feita por IA). |
Curiosidades:
- De acordo com a lenda, muitos pescadores e barqueiros do rio São Francisco começaram a desenhar estrelas e entalharem carrancas em suas embarcações como estratégia para assustar o Caboclo d'Água.
- Caboclo é uma pessoa mestiça que é filho (a) de um índio (a) com um branco (a). O coletivo de caboclo é caboclada.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do texto:
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro, Rio de Janeiro: INL - MEC, 1962.