Lenda do Curupira

Ele é um ser fantástico de cabelos vermelhos e pés ao contrário. De acordo com a lenda sua função é proteger os animais da floresta e as plantas.


Curupira: um dos mais populares personagens do folclore brasileiro
Curupira: um dos mais populares personagens do folclore brasileiro


Quem é o curupira? origem e características



O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. Este pequeno índio é forte e muito esperto.

 

A palavra Curupira é de origem indígena. Na língua tupi, kuru'pira significa "diabo".



O protetor das plantas e animais da floresta



A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.



Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando pegadas e rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.



De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.



Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.



O Curupira existe na realidade?



Não podemos esquecer que as lendas e mitos são estórias criadas pela imaginação das pessoas, principalmente dos que moram em zonas rurais. Fazem parte deste contexto e geralmente carregam explicações e lições de vida. Portanto, não existem comprovações científicas sobre a existência destas figuras folclóricas.

 

Desenho mostrando o curupira, menino de cabelo vermelho com pés voltados para trás

Curupira: personagem folclórico de origem indígena (fonte da imagem: MEC - Ministério da Educação e Cultura)




Curiosidades folclóricas:



- O curupira é considerado, em algumas regiões de florestas, como sendo o protetor das árvores, plantas e animais silvestres.



- De acordo com a lenda, uma forma de fazer o curupira feliz é deixando para ele na floresta alguns presentes como, por exemplo, alimentos, flechas e fumo.



- O curupira e o caipora (outro personagem folclórico) são muitos semelhantes, mas uma diferença marcante é que o segundo possui os pés normais.

 

Desenho do personagem Curupira

Curupira: o indiozinho de cabelos vermelhos e pés ao inverso que é o guardião das matas.

 

 



 


 

atualizado em 03/08/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Lenda do Curupira Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Curupira e o equilíbrio da natureza
Autor: Branco, Samuel Murgel
Editora: Moderna

O curupira e os animais da floresta
Autor: BELLINGHAUSEN, INGRID BIESEMEYER
Editora: Cortez

 

Fonte de referência do artigo:

 

Moraes Filho, Melo. Festas e Tradições Populares do Brasil. Singular Digital

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.