O que é
A lenda do Uirapuru é uma estória que faz parte do folclore da região norte do Brasil, mais especificamente da Amazônia. É uma lenda indígena sobre um pássaro mágico, o Uirapuru.
A lenda do Uirapuru
De acordo com a lenda, o pássaro uirapuru tinha sido um jovem guerreiro indígena, chamado Quaraçá, pertencente a uma nação indígena da floresta amazônica.
Quaraçá adorava passear pelas matas tocando sua flauta de bambu. Ele era apaixonado por uma bela índia chamada Anahí, que era casada com o cacique (chefe indígena) da tribo.
Sofrendo muito pelo amor impossível, o jovem índio resolveu entrar no meio da floresta para buscar a ajuda do deus Tupã. Entendendo o sofrimento de Quaraçá, Tupã resolveu transformá-lo num pequeno pássaro colorido (vermelho e amarelo com asas pretas), para assim livrá-lo do sofrimento.
Quaraçá, que ganhou o nome de Uirapuru, voou pela floresta com seu forte e lindo canto. Toda vez que via Anahí, pousava e cantava para a jovem índia, que ficava maravilhada com o som daquele pequeno e lindo pássaro.
O cacique da tribo também ficou encantado com o canto do pássaro e, com o objetivo de aprisioná-lo, se perdeu na floresta e nunca mais voltou. Sozinha, restava a Quaraçá ouvir o canto de seu pássaro favorito. E ao jovem índio, agora transformado em pássaro, restava que a índia amada descobrisse quem ele era para desfazer o encanto.
Você sabia?
- Entre algumas tribos indígenas da Amazônia, o uirapuru é um pássaro mágico que traz muita sorte. Que vê um uirapuru, durante seu lindo canto, pode fazer um pedido que o pássaro irá realizar.
- De acordo com a crença popular da região amazônica, acredita-se que quem consegue ver um Uirapuru ou ouvir seu canto terá sorte.
- O Uirapuru é frequentemente representado na cultura popular e na literatura brasileira como um símbolo de amor não correspondido, paixão e beleza.
Uirapuru: o pássaro que entrou para o folclore |
Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).
A Amazônia - mitos e lendas
Autor: Torton, Jean
Editora: Ática